ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Com festival de pesca, Corumbá quer fortalecer campanha pelo pesque e solte

Destino lançou o Fipec em SP e vai divulgá-lo em feiras da Bolívia e do Paraguai

Por Silvio de Andrade | 16/09/2025 12:39
Com festival de pesca, Corumbá quer fortalecer campanha pelo pesque e solte
Fipec reúne grande número de mulheres, que estão dominando a pesca (Foto: Silvio de Andrade)

A sustentabilidade nos rios do Pantanal é o tema central da 4ª edição do Fipec (Festival Internacional de Pesca Esportiva de Corumbá), que será realizado de 4 a 8 de fevereiro de 2026. A proposta foi apresentada ao trade turístico e parceiros pela Fundtur (Fundação de Turismo do Pantanal), com uma programação voltada à valorização da pesca por lazer e incentivos ao pesque e solte.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Corumbá sediará a 4ª edição do Festival Internacional de Pesca Esportiva (Fipec) de 4 a 8 de fevereiro de 2026, com foco na sustentabilidade e na prática do pesque e solte. O evento visa consolidar a cidade como polo de pesca esportiva, incentivando a preservação ambiental e o turismo responsável. A programação inclui provas para adultos e crianças, além de atividades educativas sobre conscientização ambiental e técnicas de pesca sem captura. Pioneira na proibição do transporte de peixes pescados, Corumbá viu a população de dourado aumentar significativamente nos rios locais. O Fipec reforça o compromisso com a pesca sustentável, mesmo com a legislação estadual permitindo a captura de algumas espécies. As inscrições para o festival, com vagas para 300 barcos e 1.200 participantes na prova infanto-juvenil, abrem em janeiro de 2026. Haverá sorteio de prêmios e shows na orla da cidade.

Um dos principais polos de pesca esportiva do país, a Capital do Pantanal foi pioneira ao adotar a prática de não captura e transporte do pescado, a partir de 2020, culminando com a proibição da pesca do dourado, hoje uma espécie abundante no Rio Paraguai e seus afluentes. Segundo os empresários do setor, mais de 90% dos pescadores que vão ao destino não levam o peixe.

“Queremos reafirmar, com o festival, o compromisso de continuar nossa luta pela pesca esportiva sem predação, cuja atitude tomada lá atrás, mesmo com as leis vigentes permitindo a captura, trouxe outra realidade para o Pantanal, onde a piscosidade dos rios aumentou”, afirma a empresária Joice Santana, que liderou a campanha denominada “pesque e não leve”.

Com festival de pesca, Corumbá quer fortalecer campanha pelo pesque e solte
Fundação de Turismo do Pantanal formata a nova edição do Fipec com o trade turistico (Foto: Silvio de Andrade)

Atualmente, a legislação pesqueira estadual permite a captura e transporte de um exemplar de espécie nativa e cinco piranhas, obedecendo os tamanhos mínimos e máximos, conforme o decreto nº 15.375, de 28 de fevereiro de 2020. A pesca amadora e profissional é fechada nas bacias dos rios Paraguai e Paraná de novembro a fevereiro, período da piracema.

Prática consciente - A programação paralela às provas de adultos e infantojuvenil, com workshops, oficinas e atividades culturais, vai abordar a conscientização ambiental, ampliar a discussão do pesque e solte com especialistas e ainda orientar os pescadores sobre a importância da isca artificial e o manuseio correto do peixe ao ser retirado da água, evitando ferimentos e estresse.

“O Fipec é um instrumento de sustentabilidade do Pantanal”, afirma Zelinho Carvalho, diretor-presidente da Fundtur Pantanal. “Transforma a pesca esportiva em uma prática consciente, com a adoção do pesque e solte, e convida a população e os turistas para a preservação, movimenta a economia local e reforça a identidade cultural da região em harmonia com o meio ambiente.”

Com festival de pesca, Corumbá quer fortalecer campanha pelo pesque e solte
As inscrições para 300 barcos serão abertas de 2 a 28 de janeiro de 2026 (Foto: Silvio de Andrade)

Inscrições - O festival foi lançado na Fishing Show Brasil, uma das maiores feiras do setor de pesca esportiva da América Latina, realizada em agosto, em São Paulo. A Fundtur Pantanal fará a divulgação internacional na Feira Internacional de Turismo do Paraguai, em Assunção, de 10 a 12 de outubro, e na Expocruz, que ocorrerá em Santa Cruz de La Sierra (Bolívia), de 19 a 28 de setembro.

O festival abrirá as inscrições na primeira semana de janeiro de 2026, com vagas para 300 barcos e 1.200 participantes na prova infantojuvenil. Haverá sorteio de motos, motores e barco. As provas serão realizadas no Rio Paraguai, a partir do porto geral. A prefeitura montará uma mega estrutura na orla, com palco para shows e áreas para expositores e praça de alimentação.