ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
FEVEREIRO, SEGUNDA  02    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Ação educativa leva conscientização contra maus-tratos a animais em Ponta Porã

O evento deve reunir ao menos 100 crianças e contará com a participação da equipe do canil da Polícia Militar

Por Judson Marinho | 02/02/2026 14:55
Ação educativa leva conscientização contra maus-tratos a animais em Ponta Porã
Bruno Nobrega (De verde a esquerda) palestrando sobre a temática da causa animais para estudantes (Foto: Divulgação)

Ativistas da causa animal vão apresentar às crianças do município de Ponta Porã a importância da proteção dos animais domésticos por meio de uma ação educativa voltada à prevenção dos maus-tratos.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Ativistas da causa animal iniciam nesta terça-feira (3) uma ação educativa em Ponta Porã para conscientizar crianças sobre a importância da proteção aos animais domésticos e prevenir maus-tratos. A atividade, que ocorre na Escola Municipal Manoel Martins, inclui bate-papos, interação supervisionada com animais e distribuição de materiais informativos. O projeto, que já existe há oito anos, também visa promover a empatia e a adoção responsável. A iniciativa contará com a participação de um delegado da Polícia Civil, da Polícia Militar Ambiental e da equipe do Canil da Polícia Militar, reforçando o caráter educativo e institucional. Em Mato Grosso do Sul, foram registradas mais de 18 mil denúncias de maus-tratos a animais em 2025, destacando a urgência de ações como essa. A Lei nº 9.605/1998 prevê penas de dois a cinco anos de prisão para quem maltrata animais.

A iniciativa começa nesta terça-feira (3) na Escola Municipal Manoel Martins e deve se estender para Dourados, Sidrolândia e pelo menos 10 escolas de Campo Grande.

A atividade contará com um bate-papo com os estudantes, que terão contato supervisionado com alguns animais e receberão orientações por meio de informativos educativos. O objetivo é ensinar, de forma acessível, a importância do cuidado, do respeito e da convivência adequada com animais de estimação, como cães e gatos.

O evento deve reunir ao menos 100 crianças e contará com a participação de um delegado da Polícia Civil, da Polícia Militar Ambiental e da equipe do Canil da Polícia Militar, reforçando o caráter educativo e institucional da ação.

Ao Campo Grande News, o ativista da causa animal Bruno Nóbrega explicou que o foco é ajudar as crianças a compreenderem o que caracteriza maus-tratos e quais são as formas corretas de interação com os animais. “Percebemos que infelizmente acontecem agressões contra animais por causa de desafios feitos na internet. A ação também passa essa visão de que atitudes como essa não devem ocorrer”, destacou.

Com mais de oito anos de existência, o projeto também busca estimular a empatia e a adoção responsável. “Quando realizamos o evento, as crianças interagem com os animais e acabamos incentivando a doação daqueles que não possuem um lar”, acrescentou Bruno.

Ação educativa leva conscientização contra maus-tratos a animais em Ponta Porã
Edição anterior da ação contra os maus tratos dos animais realizada em Ponta Porã em 2024 (Foto: Divulgação)

É importante destacar que maltratar animais é crime no Brasil. A prática é enquadrada na Lei nº 9.605/1998, que proíbe atos de abuso, ferimentos, mutilações e qualquer forma de violência contra animais domésticos, domesticados, silvestres ou exóticos. A pena para os condenados varia de dois a cinco anos de prisão, além de multa e registro de antecedentes criminais, podendo ser ampliada em caso de morte do animal.

Em Mato Grosso do Sul, foram contabilizadas 18.268 denúncias de maus-tratos contra animais domésticos em 2025, considerando os registros até 31 de novembro. A média é de 1.660 casos por mês em todo o Estado, o que representa mais de 55 denúncias por dia.

Os dados fazem parte do relatório dos projetos da Suprova (Superintendência de Políticas Integradas de Proteção da Vida Animal), vinculada ao Governo do Estado. As ocorrências foram registradas por meio de uma aba exclusiva da Devir (Delegacia Virtual de Mato Grosso do Sul), criada especificamente para o recebimento de denúncias de violência contra animais.

Do total de registros feitos em 2025, 942 denúncias estão relacionadas a cães e 540 a gatos. Segundo o levantamento, a média mensal chega a 1.482 denúncias, distribuídas por diferentes regiões do Estado, o que reforça a importância de ações educativas voltadas desde a infância.