Apenas 60% do público alvo se vacinou contra a Influenza em MS
Vacina contra gripe está aberta há um mês para população em geral, mas a procura é baixa
De acordo com a SES (Secretaria de Estado de Saúde), apenas 60% do público alvo se vacinou contra a Influenza, enquanto o índice nacional recomendável é de 90%.
Em nota, a secretaria alegou que a estratégia de vacinação é de responsabilidade de cada município, que devem realizar a busca ativa da população que ainda não foi se vacinar.
Além disso, a secretaria ressaltou que além dos imunizantes, também distribui agulhas e seringas, e investiu R$ 5 mil por sala de vacinação nos municípios, para que eles realizassem o atendimento com horários estendidos ou dias alternados.
Segundo dados do Ministério da Saúde, somente na Capital foram aplicadas 172.144 doses para 295.280 pessoas, o que representa 58,2% da população vacinada. No ano passado, a meta de 310,4 mil pessoas foi atingida e superada, já que a pasta federal indica terem sido aplicadas 331,3 mil imunizantes.
Em janeiro, um surto atípico de gripe aconteceu em Campo Grande e foram registrados 37 óbitos por Influenza. Agora no inverno, a preocupação é que, com a tendência de queda nas temperaturas e tempo seco, uma nova onda da doença se inicie.
A Campanha de Vacinação foi ampliada no dia 27 de junho para todos os grupos a partir de seis meses. A vacina disponível no SUS (Sistema Único de Saúde) protege contra três subtipos do vírus: H1N1, H2N3 e Influenza B.
Com o imunizante aberto para o público em geral, crianças, adultos e adolescentes podem procurar a vacina em qualquer unidade básica de saúde que possua sala de vacinação.