Calor, sol e risco de temporais marcam o sábado em MS
Chuvas podem ser intensas e vir acompanhadas de raios e rajadas de vento em pontos isolados do Estado
O sábado (20) será marcado por clima típico de verão em Mato Grosso do Sul, com sol ao longo do dia e variação de nebulosidade. No entanto, o transporte intenso de calor e umidade, aliado à atuação de áreas de baixa pressão atmosférica, favorece a formação de pancadas de chuva em diferentes regiões do Estado.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O sábado em Mato Grosso do Sul será marcado por clima típico de verão, com sol e variação de nebulosidade. O Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) alerta para possibilidade de chuvas intensas em pontos isolados, com tempestades, raios e rajadas de vento. As temperaturas variam entre regiões, com mínimas de 20°C a 26°C e máximas que podem atingir 35°C, especialmente nas regiões Pantaneira e Sudoeste. Os ventos do quadrante norte podem alcançar 60 km/h, com rajadas pontuais mais intensas durante períodos de instabilidade.
De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul) há possibilidade de chuvas intensas em pontos isolados, que podem vir acompanhadas de tempestades, raios e rajadas de vento. O cenário se mantém ao longo do fim de semana e se estende até a segunda-feira (22).
Nas regiões Sul, Cone-Sul e Grande Dourados, as temperaturas variam entre 20°C e 22°C nas mínimas, com máximas entre 28°C e 31°C. Já nas regiões Pantaneira e Sudoeste, o calor é mais intenso, com mínimas entre 24°C e 26°C e máximas que podem chegar a 35°C.
No Bolsão, Norte e Leste do Estado, os termômetros devem marcar mínimas entre 22°C e 24°C, com máximas variando de 29°C a 34°C. Em Campo Grande, a previsão indica mínima entre 21°C e 23°C e máxima entre 29°C e 31°C.
Os ventos atuam do quadrante norte, com velocidades entre 40 km/h e 60 km/h, podendo ocorrer rajadas pontuais acima desse valor, principalmente durante as áreas de instabilidade.
O monitoramento é feito pelo Cemtec, ligado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc). A orientação é de atenção redobrada em caso de chuva forte, ventos intensos e descargas elétricas.


