Capital tem 99% dos leitos de UTI ocupados, alerta Fiocruz
Segundo nota técnica, Estado e capital estão em situação grave de pacientes internados com covid-19
Campo Grande está entre as capitais em situação crítica de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para a covid-19, com 99% de taxa. Segundo a nota técnica divulgada pela Fiocruz na última quinta-feira (10), além do município, Mato Grosso do Sul também está entre os nove Estados com maiores índices, com 92%.
Com a mesma taxa, Campo Grande e Brasília ocupam o primeiro lugar entre as 15 capitais na zona de alerta. Já o Estado aparece em segundo e perde apenas para o Distrito Federal, que tem 99% dos leitos ocupados com pacientes com Covid-19.
Conforme a nota, chama a atenção a persistência das taxas de ocupação em níveis críticos nos estados e capitais do Centro-Oeste, Nordeste e Espírito Santo. O espalhamento da variante Ômicron também preocupa e pode ser causa da elevação dos índices, mesmo com a probabilidade baixa da ocorrência de casos graves.
“Os pesquisadores alertam para a necessidade de avançar com a vacinação, principalmente entre crianças de 5 a 11 anos, exigir o passaporte vacinal como política de estímulo à vacinação e endurecer a obrigatoriedade de máscaras em locais públicos, como forma de controle da Covid-19”, afirma o documento.