ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, SEGUNDA  28    CAMPO GRANDE 13º

Cidades

Com dormitório, modelo de escola compacta da Capital será replicado no Pantanal

Segundo o secretário estadual de Educação, Hélio Daher, governo quer adotar modelo de semi-internato

Por Fernanda Palheta e Geniffer Valeriano | 28/07/2025 14:01
Com dormitório, modelo de escola compacta da Capital será replicado no Pantanal
Escola Estadual Vereador Cristóvão Silveira foi construída com modelo compacto e em estrutura única (Foto: Henrique Kawaminami)

O modelo compacto, com estrutura em estilo galpão e climatização completa, da Escola Estadual Vereador Cristóvão Silveira, inaugurada na manhã desta segunda-feira (28) em Campo Grande, será replicado na região do Pantanal sul-mato-grossense.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Escola Estadual Vereador Cristóvão Silveira, inaugurada em Campo Grande, será replicada no Pantanal sul-mato-grossense, com um bloco adicional que incluirá dormitório para os alunos, adotando um modelo de semi-internato. O secretário de Educação, Hélio Daher, destacou a rapidez na construção, que pode ser concluída em seis meses. A nova escola, que possui quadra climatizada, atenderá 400 alunos e oferecerá ensino regular e profissionalizante, além de programas educacionais noturnos. O governador Eduardo Riedel reafirmou o compromisso do Estado com a educação, que é prioridade em sua gestão. Atualmente, Mato Grosso do Sul conta com 349 unidades escolares, atendendo 190 mil estudantes.

Ao Campo Grande News, o titular da SED (Secretaria Estadual de Educação), Hélio Daher, adiantou que equipes do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) já estiveram na unidade localizada no Jardim Noroeste para discutir os detalhes para a implementação do modelo.

“No Pantanal, haverá um bloco adicional com dormitório para as crianças, para adotarmos um modelo de semi-internato”, disse Daher, sem dar detalhes de como a permanência dos estudantes funcionará, o número de unidades para a região e a previsão de quando as estruturas devem ser construídas.

O secretário ainda destaca a rapidez da construção como vantagem para a reprodução do modelo no interior. “A gente chama de compacta, que é feita em uma mesma estrutura de forma muito rápida. Conseguimos entregar um modelo desse em seis meses. E tem uma proposta de agir de imediato para atender à demanda da comunidade”, completou o secretário.

Com dormitório, modelo de escola compacta da Capital será replicado no Pantanal
Uma das cinco salas de aulas da Escola Estadual Vereador Cristóvão Silveira (Foto: Henrique Kawaminami)

Noroeste – Primeira unidade com quadra climatizada da Rede Estadual, a Escola Estadual Vereador Cristóvão Silveira terá capacidade de atender 400 alunos, ofertando ensino regular e profissionalizante, além de atendimento a Programas Educacionais como EJA e EJA Mulher no período noturno.

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), reforçou a prioridade de investimentos do Estado na educação. “A educação sempre teve uma atenção especial na nossa gestão. E vai continuar como prioridade. Ela está no nosso plano de governo, no qual eu não desvio em nenhum milímetro. Temos aqui esta nova escola, com um modelo completamente diferente e que vai gerar resultados”, afirmou o governador.

Com dormitório, modelo de escola compacta da Capital será replicado no Pantanal
Antes de inaugurar a Escola Estadual Vereador Cristóvão Silveira, o governador Eduardo Riedel (PSDB), tomou café no bairro com os moradores (Foto: Reprodução)

Mato Grosso do Sul conta agora com 349 unidades escolares neste ano de 2025, sendo 76 na Capital e outras 273 espalhadas por todas as regiões do Estado, atendendo a 190 mil estudantes. A Rede Estadual de Ensino oferece 68 modalidades de cursos da Educação Profissional.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.