Com escolas fechadas, vítimas de violência podem pedir socorro por telefone
Isolamento social aumenta risco de sofrer violência física, sexual e psicológica
Com as crianças e adolescentes fora da escola, principal caminho para denúncias, o TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) divulgou os números do Conselho Tutelar em todo o Estado.
O isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus colocou as crianças e adolescentes em risco maior de sofrer violência física, sexual e psicológica.
“Por mais que as escolas estejam ministrando aulas à distância, estes alunos estão em casa fazendo as atividades escolares supervisionados pelos familiares que são os principais praticantes de violência contra as crianças”, afirma a juíza da Infância, da Adolescência e do Idoso de Campo Grande, Katy Braun do Prado.
É possível pedir socorro telefonando para o Conselho Tutelar. Mesmo se não souberem dizer onde moram, elas podem informar o nome completo e a escola em que estudam, o que permitirá a localização.
Em Campo Grande, as cinco unidades do Conselho Tutelar funcionam das 7h30 às 11 horas e das 13 horas às 17h30. Mas com telefone de plantão para atender fora do expediente.
Outra opção é o Disque 100 (Disque Direitos Humanos), um serviço telefônico gratuito que recebe denúncias 24 horas por dia, inclusive feriados e finais de semana.
Veja abaixo os telefones do Conselho Tutelar em Campo Grande. Se mora no interior, clique aqui