Com quase 16 mil notificações, dengue já matou 5 e 6º óbito é investigado
Dados são da SES e fazem parte do boletim epidemiológico divulgado semanalmente; óbitos foram registrados em Campo Grande, Três Lagoas e Dourados
Com cinco mortes confirmadas, Mato Grosso do Sul já notificou 15.924 casos de dengue, em 2019. O número é da SES (Secretaria Estadual de Saúde) e faz parte do boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (27). Os dados levam em consideração registros feitos entre janeiro e o dia de hoje. Uma possível sexta morte, a de uma mulher de 58 anos em Dourados – a 233 quilômetros da Capital – está sendo investigada.
O número de notificações nos três primeiros meses deste ano já é 764,50% maior do que o registrado no mesmo período de 2018, quando apenas 1.842 casos foram registrados. A comparação foi feita a partir de dados dos boletins epidemiológicos divulgados semanalmente.
Ainda de acordo com o boletim, 36 municípios do Estado apresentam incidência alta de casos, incluindo Campo Grande.
Entre as mortes confirmadas, duas foram registradas na Capital - a de um homem de 72 anos, no dia 27 de janeiro, e um idoso de 78 anos, no dia 14 de março. Outras duas aconteceram em Três Lagoas – a 338 quilômetros de Campo Grande – sendo duas mulheres, de 56 e 76 anos, nos dias 10 e 13 de fevereiro.
A quinta foi confirmada em Dourados – distante 233 quilômetros da Capital – sendo um menino de 11 anos a vítima. Ele veio a óbito no dia 22 de março, na UTI do HU (Hospital Universitário).
A morte que está sendo investigada também vem de Dourados, município onde as notificações vêm aumentando consideravelmente e já passam de 500 casos, segundo a SES.