Em Mato Grosso do Sul, 25% dos candidatos faltam à 2ª fase do CNU
Prova discursiva realizada neste domingo (7) ocorreu em quatro cidades; ministra destaca aplicação tranquila
Mato Grosso do Sul teve 25% de abstenção na segunda etapa do CNU (Concurso Nacional Unificado), realizada neste domingo (7) em Campo Grande, Corumbá, Dourados e Três Lagoas. Ao todo, 382 candidatos estavam aptos para participar desta fase, e a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, destacou que a abstenção está dentro do esperado, que é de 20% em nível nacional.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A segunda etapa do Concurso Nacional Unificado (CNU) ocorreu neste domingo (7) em Mato Grosso do Sul, com 25% de abstenção entre os 382 candidatos aptos. A ministra Esther Dweck destacou que o índice está dentro do esperado, que foi de 20% nacionalmente. A prova transcorreu sem grandes problemas, exceto por confusões com o local de aplicação em Campo Grande, onde alguns candidatos perderam a oportunidade de participar. O processo seletivo segue com etapas importantes, como a caracterização de deficiência e confirmação de vagas para grupos específicos até 17 de dezembro. Os resultados preliminares e recursos serão divulgados ao longo de janeiro, com a lista final de aprovados publicada em 20 de fevereiro. As convocações para cursos de formação ou posse terão início em 16 de março, após três chamadas.
Durante a coletiva realizada na Enap (Escola Nacional de Administração Pública), a ministra afirmou que a prova transcorreu de forma tranquila, refletindo o esforço de diversos órgãos federais e estaduais envolvidos na etapa, com aplicação das provas em todas as 228 cidades previstas.
- Leia Também
- Fapec diz que cumpriu edital e que candidata deixou a prova após novos pedidos
- Pais dizem que jovem com lesão em vértebras foi impedida de fazer vestibular
Na capital, a confusão com o local da prova fez com que alguns candidatos demorassem a chegar ou até perdessem a prova, devido ao atraso. Foi o caso da militar Louise Michele Cavalini, de 31 anos, que se dirigiu à unidade da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) na Avenida Tamandaré, quando o local correto era na Rua Barão do Rio Branco. Ela chegou cinco minutos após o fechamento dos portões e não conseguiu fazer a prova.
Desta segunda-feira (8) ao dia 17 de dezembro é o período para caracterização de deficiência e confirmação das vagas para pessoas negras, indígenas e quilombolas. No dia 8 de janeiro sai o resultado preliminar de avaliação de títulos, e de 9 a 12 de janeiro é o prazo de recurso dessa avaliação.
No dia 15 de janeiro será divulgado o resultado preliminar das bancas de avaliação de autodeclaração para pessoas negras, indígenas e quilombolas, e de 16 a 19 de janeiro é o prazo de recurso da avaliação dessas categorias e da caracterização de pessoas com deficiência.
A partir de 23 de janeiro será divulgada a nota preliminar da prova discursiva e divulgado o espelho de correção. Nos dias 26 e 27 de janeiro será o prazo para recursos dessa prova. Em 20 de fevereiro será publicada a lista final dos aprovados, incluindo vagas imediatas e lista de espera, dando início ao processo de três chamadas. O período final, após as três chamadas, será em 16 de março, quando terão início as convocações para os cursos de formação ou para posse.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


