Série B do estadual de MS será disputada no 1º semestre e pode ter 12 clubes
Segundo a federação, o Aquidauanense, Coxim, Comercial e Taveirópolis já confirmaram a participação

A FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) definiu nesta semana o calendário de ações para a realização da Série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense, que neste ano será disputada no primeiro semestre com projeção de participação de até 12 clubes.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
De acordo com o planejamento elaborado pela Diretoria de Competições da entidade, o primeiro encontro oficial com os clubes interessados acontece no dia 19 de fevereiro, em reunião preliminar de orientações. Na ocasião, os dirigentes receberão informações sobre exigências para a disputa, como regularização de estádios, documentação de atletas e contratos.
- Leia Também
- Jogos da 1ª rodada do estadual de MS mobiliza torcedores da Capital e interior
- Clássico paulista e Botafogo movimentam rodada dos estaduais neste sábado
O formato da competição e o regulamento específico serão definidos no Conselho Arbitral, marcado para o dia 31 de março, dois dias após a decisão da Série A Estadual.
Após essa definição, a FFMS divulgará a tabela da Série B que tem previsão de ter até 14 datas.
De acordo com calendário oficial de competições da entidade divulgado no ano passado, o sul-mato-grossense Série B deve começar no dia 23 de maio e possui final previsto para o dia 26 de julho.
Outra mudança planejada para a competição é o perfil dos elencos. A intenção da Federação é que a Série B seja disputada por atletas com até 23 anos, modelo já adotado em outros estados, como São Paulo.
Segundo o presidente da FFMS, Estevão Petrallás “O objetivo é oxigenar a montagem dos elencos e trazer novos investidores, renovando a presença de jogadores de outros estados e dando oportunidade aos garotos das equipes locais que disputarão o Estadual Sub-20”, afirmou.
Clubes interessados - A Diretoria de Competições da FFMS mantém contato com diversas equipes e algumas já teriam confirmado presença, entre elas Aquidauanense Futebol Clube e Coxim Atlético Clube, rebaixados em 2025, além de Esporte Clube Comercial e Esporte Clube Taveirópolis de Campo Grande.
Também aparecem como pretendentes outras quatro equipes da Capital e 11 do interior:
- SERC (Sociedade Esportiva Recreativa Chapadão)
- União ABC
- Sete de Setembro
- São Gabriel Esporte Clube
- Operário Atlético Clube
- Sociedade Espotiva Nova Andradina
- Esporte Clube Campo Grande
- MS Futebol Clube
- Urso
- Ceart Futebol Clube
- Pantanal Futebol Clube
- Associação Atlética Moreninhas
- Novo Futebol Clube
- Comercial Esporte Clube
- Misto Esporte Clube
Segundo o diretor de competições da FFMS, Marco Tavares, as vagas serão confirmadas conforme os clubes cumprirem os requisitos exigidos.
“A Série B Estadual tem sua importância aumentada neste ano pela sua posição estratégica no calendário. Apenas clubes que disputarem uma das duas divisões profissionais poderão participar da Seletiva para a Copa São Paulo de Juniores e da Copa MS, competição do último trimestre que oferece uma vaga na Copa do Brasil”, destacou.
Com a antecipação no calendário e a possível ampliação no número de participantes, a expectativa da Federação é fortalecer a divisão de acesso e ampliar a competitividade do futebol sul-mato-grossense.

