ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, SÁBADO  08    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Em MS, metade dos veículos segue irregular após prazo de licenciamento

Calendário encerra com 1,8 milhão de licenças em dia, informa o Detran

Por Gustavo Bonotto | 07/11/2025 22:14
Em MS, metade dos veículos segue irregular após prazo de licenciamento
Cidadão acessa o aplicativo do Detran para conferir multas. (Foto: Mireli Obrando/Detran)

Detran (Departamento Estadual de Trânsito) concluiu o calendário de licenciamento de 2025 com 55% dos pagamentos dentro do prazo e mais de 1,8 milhão de veículos regularizados em Mato Grosso do Sul. O processo terminou em 31 de outubro e mostrou avanço da digitalização, com 51% das emissões realizadas pelo portal e aplicativo Meu Detran.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) registrou 55% dos licenciamentos dentro do prazo em 2023, com mais de 1,8 milhão de veículos regularizados. O processo, encerrado em 31 de outubro, destacou-se pela digitalização, com 51% das emissões realizadas por meios eletrônicos. A modernização dos serviços superou o atendimento presencial, antecipando a meta de digitalização total prevista para 2026. O diretor-presidente Rudel Trindade ressalta que os resultados refletem o compromisso com a simplificação do atendimento ao cidadão. Proprietários em atraso podem regularizar a situação através dos canais digitais.

A maior adesão aos meios digitais superou o atendimento presencial e confirmou a preferência dos motoristas pela praticidade. Segundo o órgão, o uso das plataformas representa economia e sustentabilidade, além de antecipar a digitalização total prevista para 2026. A mudança começou em agosto, quando proprietários de veículos com placas finais 7 a 0 deixaram de receber as guias impressas.

O calendário deste ano também teve prorrogação para placas finais 3, inicialmente previstas para maio. O prazo foi estendido até setembro após falhas na impressão das guias, medida que evitou prejuízos aos motoristas e sobrecarga nos canais de atendimento.

O diretor-presidente do Detran, Rudel Trindade, afirmou que os números refletem o esforço das equipes e o compromisso com os pilares da gestão estadual. “O avanço da digitalização é resultado de um trabalho contínuo de modernização dos serviços. Queremos facilitar a vida do cidadão e oferecer um atendimento simples, rápido e seguro”, disse.

O Detran lembra que o licenciamento é obrigatório para todos os veículos em circulação. Quem perdeu o prazo pode regularizar a situação pelo aplicativo, portal ou pelo WhatsApp oficial (67) 3368-0500. O órgão também alerta que o atraso por mais de dois anos leva o débito à Dívida Ativa, com cobrança pela PGE (Procuradoria-Geral do Estado), na Avenida Afonso Pena, nº 6.134, em Campo Grande.

O pagamento dentro do prazo garante desconto previsto em lei estadual de 4,53 Uferms (Unidade Fiscal Estadual de Referência de Mato Grosso do Sul). Após o vencimento, o valor sobe para 5,88 Uferms, diferença que representa uma economia de cerca de R$ 70 para o motorista.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.