ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, SEXTA  07    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Agetran faz operação especial no transporte para o Enem neste domingo na capital

Dois ônibus reserva estarão disponíveis em oito terminais de transbordo

Por Inara Silva | 07/11/2025 16:07
Agetran faz operação especial no transporte para o Enem neste domingo na capital
Estudantes aguardam transporte coletivo em Campo Grande (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)

Por conta do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) preparou um esquema especial para o transporte coletivo em Campo Grande neste domingo (10 de novembro). Haverá dois veículos reserva com tripulação disponível em oito terminais de transbordo da cidade para atender eventuais demandas. A linha 222, que faz o trajeto entre o Terminal General Osório e a UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), um dos locais de prova, vai operar com o plano funcional de sábado, das 7h25 às 19h35. As demais linhas funcionarão conforme o plano habitual de domingos e feriados.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Agetran preparou esquema especial de transporte coletivo em Campo Grande para o Enem neste domingo. Dois veículos reserva estarão disponíveis em oito terminais da cidade, e a linha 222, que atende a UCDB, funcionará com plano de sábado. Os estudantes da capital terão gratuidade no transporte.O exame, que teve 57.941 inscritos em Mato Grosso do Sul, começa às 13h30 com provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação. Os candidatos devem apresentar documento com foto e usar caneta preta, sendo proibido o uso de eletrônicos e acessórios durante a prova.

Os veículos reserva atenderão os terminais Guaicurus, Aero Rancho, Nova Bahia, Júlio de Castilho, Morenão, Bandeirantes, General Osório e Hércules Maymone, das 9h às 18h, além dos habituais. O mesmo esquema será adotado na segunda etapa do exame, marcada para o dia 16 de novembro.

Neste ano, o Enem teve 57.941 inscritos em Mato Grosso do Sul. Em todo o país, o exame atraiu 4,8 milhões de participantes, um aumento de 38% em relação a 2022 e de 11,22% em comparação com 2024. Os estudantes da Capital terão gratuidade no transporte para a prova desde que estejam devidamente cadastrados.

Certificação - Nesta edição, 98.558 inscritos farão o Enem com o objetivo de obter o certificado de conclusão do ensino médio ou a proficiência parcial. Para isso, é necessário atingir no mínimo 450 pontos em cada área de conhecimento e 500 pontos na redação.

Horários e regras - Os portões dos locais de prova abrem às 12h e fecham às 13h (horário de Brasília). As provas começam às 13h30 e terminam às 19h. Neste domingo (9), os candidatos responderão às questões de Linguagens, Ciências Humanas e Redação.

Para participar, é obrigatório apresentar documento oficial de identificação com foto, físico ou digital, como RG, CNH, passaporte ou carteira profissional. Estrangeiros devem portar passaporte ou Registro Nacional Migratório.

A prova deve ser feita com caneta esferográfica preta de material transparente. É proibido o uso de aparelhos eletrônicos, óculos escuros e acessórios como bonés e gorros durante o exame. Todos os objetos pessoais deverão ser guardados no envelope porta-objetos, lacrado e mantido sob a carteira. Lanches são permitidos, desde que vistoriados pelo chefe de sala.