Estelionatários usam mensagem sobre suspensão da CNH para aplicar golpes
Detran esclarece que notificações de trânsito são feitas através de meios de comunicação oficiais
Detran (Departamento Estadual de Trânsito) alertou, nesta quarta-feira (15), para novo golpe aplicado em condutores do estado. Conforme a autarquia, estelionatários estão enviando notificações falsas sobre a suspensão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) por meio de e-mails e mensagens de texto.
O golpe, que já foi registrado no fim do ano passado, direciona as vítimas a um link que simula a página do Gov.br, onde são solicitados dados pessoais e informações sobre infrações e valores a serem pagos. Ao preencher os dados, o cidadão se depara com a opção de "regularizar" a situação.
Ao todo, aproximadamente 10 pessoas informaram ao Detran que receberam a mensagem. Duas pessoas afirmaram ter realizado o pagamento de R$ 119 e R$ 193.
O órgão, no entanto, enfatiza que não solicita dados ou pagamentos por meio das redes sociais. "Os contatos oficiais são feitos apenas por meio de canais institucionais, como o DOE (Diário Oficial do Estado), correspondência pelos Correios ou o Sistema de Notificação Eletrônica para quem utiliza o aplicativo Carteira Digital de Trânsito", discorre a nota enviada à imprensa.
Em caso de dúvidas, os condutores devem procurar os canais oficiais, como o Portal de Serviços Meu Detran e a Central de Informações, além das 94 agências de trânsito espalhadas pelo estado.
Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.