ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Família busca notícias de médico após aeronave sumir do radar no Pantanal

Ramiro Pereira de Matos saiu de SP com destino a uma fazenda em MT e relatou mau tempo

Por Silvia Frias | 16/09/2025 11:29
Família busca notícias de médico após aeronave sumir do radar no Pantanal
Ramiro de Matos tem experiência em pilotar e faz o trajeto regularmente (Foto/Arquivo familiar)

A família do ortopedista e produtor rural Ramiro Pereira de Matos, 67 anos, busca notícias dele após o desaparecimento da aeronave que pilotava, um monomotor turbo-hélice, na manhã desta terça-feira (16). O avião sumiu do radar em região pantaneira entre Itiquira (MT) e Sonora (MS).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Ortopedista e produtor rural desaparece em voo sobre o Pantanal. Ramiro Pereira de Matos, 67 anos, perdeu contato com a família na manhã de terça-feira (16) enquanto pilotava um monomotor turbo-hélice. A aeronave, um Cessna 210 Silver Eagle, prefixo PS-FDW, sumiu do radar entre Itiquira (MT) e Sonora (MS). Matos decolou de Araçatuba (SP) às 7h30 com destino a Figueirópolis do Oeste (MT), onde possui uma fazenda. Experiente, ele realizava a rota com frequência. Em contato com outro piloto, relatou condições climáticas adversas. O último sinal da aeronave foi registrado sobre a Fazenda Paraíso, no Pantanal. Equipes de resgate da Base Aérea de Campo Grande foram acionadas.

O filho do produtor, Waldyr Ribeiro Aguiar Paiva Matos, 37 anos, disse ao Campo Grande News que o pai saiu de Araçatuba (SP) com destino à fazenda da família, em Figueirópolis do Oeste (MT). Piloto experiente, Ramiro fazia com frequência o mesmo trajeto.

Ramiro de Matos conduzia um Cessna 210 Silver Eagle, prefixo PS-FDW, e decolou por volta das 7h30, com previsão de chegada em cerca de duas horas. Durante o voo, no entanto, ele conversou com outro piloto e relatou as condições adversas de tempo.

Família busca notícias de médico após aeronave sumir do radar no Pantanal
Aeronave pilotada por Ramiro esta manhã (Foto/Arquivo familiar)

O último contato foi registrado sobre a área da Fazenda Paraíso, no Pantanal, entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A família conseguiu falar com o piloto que conversou com Ramiro. “Ele disse que meu pai estava com voz trêmula. Tudo leva a crer que ele enfrentava uma situação delicada e o tempo estava ruim”, contou Waldyr.

Pouco depois, o contato foi perdido. Segundo o filho, a ACC Amazônia (Centro de Controle de Área), setor de controle do CRCEA-AM (Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo da Amazônia), confirmou o desaparecimento no radar e acionou equipe de resgate a partir da Base Aérea de Campo Grande.

A família também está acionando moradores da região que tenham aeronave para auxiliar nas buscas.

No site da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) consta que a aeronave PS-FDW, de propriedade do produtor rural, foi fabricada em 1980 e está em situação normal de aeronavegabilidade.

A reportagem entrou em contato com a assessoria da FAB (Força Aérea Brasileira) sobre as buscas e aguarda retorno.

Família busca notícias de médico após aeronave sumir do radar no Pantanal
Último registro da aeronave no radar foi entre MT e MS (Foto/Reprodução)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.