Família busca notícias de médico após aeronave sumir do radar no Pantanal
Ramiro Pereira de Matos saiu de SP com destino a uma fazenda em MT e relatou mau tempo
A família do ortopedista e produtor rural Ramiro Pereira de Matos, 67 anos, busca notícias dele após o desaparecimento da aeronave que pilotava, um monomotor turbo-hélice, na manhã desta terça-feira (16). O avião sumiu do radar em região pantaneira entre Itiquira (MT) e Sonora (MS).
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Ortopedista e produtor rural desaparece em voo sobre o Pantanal. Ramiro Pereira de Matos, 67 anos, perdeu contato com a família na manhã de terça-feira (16) enquanto pilotava um monomotor turbo-hélice. A aeronave, um Cessna 210 Silver Eagle, prefixo PS-FDW, sumiu do radar entre Itiquira (MT) e Sonora (MS). Matos decolou de Araçatuba (SP) às 7h30 com destino a Figueirópolis do Oeste (MT), onde possui uma fazenda. Experiente, ele realizava a rota com frequência. Em contato com outro piloto, relatou condições climáticas adversas. O último sinal da aeronave foi registrado sobre a Fazenda Paraíso, no Pantanal. Equipes de resgate da Base Aérea de Campo Grande foram acionadas.
O filho do produtor, Waldyr Ribeiro Aguiar Paiva Matos, 37 anos, disse ao Campo Grande News que o pai saiu de Araçatuba (SP) com destino à fazenda da família, em Figueirópolis do Oeste (MT). Piloto experiente, Ramiro fazia com frequência o mesmo trajeto.
Ramiro de Matos conduzia um Cessna 210 Silver Eagle, prefixo PS-FDW, e decolou por volta das 7h30, com previsão de chegada em cerca de duas horas. Durante o voo, no entanto, ele conversou com outro piloto e relatou as condições adversas de tempo.
O último contato foi registrado sobre a área da Fazenda Paraíso, no Pantanal, entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A família conseguiu falar com o piloto que conversou com Ramiro. “Ele disse que meu pai estava com voz trêmula. Tudo leva a crer que ele enfrentava uma situação delicada e o tempo estava ruim”, contou Waldyr.
Pouco depois, o contato foi perdido. Segundo o filho, a ACC Amazônia (Centro de Controle de Área), setor de controle do CRCEA-AM (Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo da Amazônia), confirmou o desaparecimento no radar e acionou equipe de resgate a partir da Base Aérea de Campo Grande.
A família também está acionando moradores da região que tenham aeronave para auxiliar nas buscas.
No site da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) consta que a aeronave PS-FDW, de propriedade do produtor rural, foi fabricada em 1980 e está em situação normal de aeronavegabilidade.
A reportagem entrou em contato com a assessoria da FAB (Força Aérea Brasileira) sobre as buscas e aguarda retorno.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.