Feirão de Empregos auxilia militares em transição para o mercado de trabalho
Evento começou nesta terça-feira e ocorre no auditório Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande, até quarta-feira
Na busca por oportunidades profissionais após o serviço militar obrigatório, centenas de jovens militares participaram do Feirão de Empregos promovido pela Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul), em parceria com o CMO (Comando Militar do Oeste). O evento iniciou nesta terça-feira (5) e acontece no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, no Parque dos Poderes, em Campo Grande, com encerramento programado para esta quarta-feira (6).
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O Feirão de Empregos, promovido pela Funtrab em parceria com o CMO, ocorreu em Campo Grande, reunindo mais de 20 empresas para ajudar jovens militares a encontrar oportunidades após o serviço militar. O evento, que se estendeu por dois dias, visou apoiar cerca de 800 militares que deixarão o serviço entre dezembro e janeiro de 2025, muitos dos quais estão em busca de seu primeiro emprego civil. Participantes destacaram a importância da feira para direcionar suas carreiras, aproveitando habilidades adquiridas durante o serviço, enquanto representantes da Funtrab e do CMO enfatizaram a relevância da preparação dos militares para o mercado de trabalho civil.
Com a participação de mais de 20 empresas da Capital, incluindo supermercados, das concessionárias Energisa e Águas Guariroba, empresas de transporte coletivo e até concessionárias de veículos, o feirão oferece vagas para militares e para o público geral.
A expectativa é que as ações ajudem os cerca de 800 militares que darão baixa do serviço entre dezembro deste ano e janeiro de 2025, muitos dos quais buscam pela primeira vez um emprego fora do ambiente militar.
Um deles é o soldado Gusttavo Silva Rocha, de 19 anos, que vê o feirão como uma chance de iniciar sua trajetória no mercado de trabalho. "Acho muito boa a oportunidade, porque quando saímos do serviço não sabemos muito bem o que fazer. Então, essa é uma chance de termos uma direção", afirma.
Gustavo explica que mora com a avó e é responsável pela renda da casa, suprida atualmente com o salário militar.“Uma das minhas preocupações é a renda da casa. Espero conseguir algo no setor de obra civil”.
O terceiro sargento do 20º Regimento de Cavalaria Blindado, Lucas Assis de Souza, de 26 anos, também é uma das pessoas que ingressou cedo na carreira militar, com 18 anos de idade.
Ele destaca que a experiência militar o ajudou a desenvolver habilidades como técnico em informática, mas que a feira abre portas importantes para a continuidade de sua carreira fora da instituição. “Essa é uma oportunidade muito boa para quem não sabia exatamente o que fazer. Aqui temos vários estandes que podem ajudar a nos colocar no mercado de trabalho”, diz Lucas.
Para o também terceiro sargento Alicio da Silva, de 25 anos, que começou no Exército aos 18 e traz no currículo cursos em eletricista e técnico de climatização, o evento oferece possibilidades para aproveitar sua experiência. “Acredito que meu currículo seja um ponto positivo para conseguir um novo emprego, pois já trabalhei com ar-condicionado, setor financeiro e tenho carteira de motorista de categoria Delta”.
Parceria que abre portas - O diretor de Relações de Emprego e Atendimento ao Trabalhador da Funtrab, Luiz Eduardo Ferreira Rocha, responsável pelas negociações com o Exército, destaca que o feirão é um exemplo do potencial de parcerias entre instituições.
Segundo ele, a ação é uma extensão do Projeto Soldado Cidadão, criado há dois anos pelo CMO em parceria com a Funtrab. “O objetivo é que esses militares temporários, que completaram o serviço obrigatório ou subiram de patente, tenham mais visibilidade no mercado. Eles receberam tanto formação comportamental quanto qualificação profissional durante o tempo no Exército”, explica.
Ele ressalta que a feira, antes voltada exclusivamente para militares, agora também inclui vagas para o público geral. “Hoje, o mercado vê com bons olhos a disciplina e o compromisso com horários que os militares trazem. Essa é uma chance para eles conhecerem as expectativas do setor civil”, acrescenta Luiz Eduardo.
Já o coronel Gomes Prada, representante do CMO no evento, ressalta a importância da preparação dos militares para o mercado de trabalho. "Nosso objetivo é proporcionar aos militares a possibilidade de, ao final do serviço obrigatório, já estarem praticamente empregados".
Ele destaca a preocupação do CMO com a formação cidadã e profissional dos soldados. "O preparo não é apenas militar, mas também visa à cidadania. Com apoio da Funtrab e de capacitações oferecidas pelo sistema S, estamos dando aos soldados condições para ingressar no mercado com um objetivo claro”, explica o coronel.
O atendimento do Feirão de Empregos continua até quarta-feira (6), das 8h às 17h. Para participar, basta apresentar um documento pessoal com foto e a carteira de trabalho, que pode ser física ou digital.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.