ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, SEXTA  07    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

Lotes esgotam e vacina contra dengue segue restrita à faixa dos 10 aos 14 anos

Doses que venceriam em janeiro e fevereiro foram liberadas excepcionalmente para pessoas de 4 a 59 anos

Por Cassia Modena | 07/02/2025 07:29
Lotes esgotam e vacina contra dengue segue restrita à faixa dos 10 aos 14 anos
Homem se vacina com dose de vacina contra a dengue liberada para pessoas entre 4 a 59 anos, em Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

 A SES (Secretaria Estadual de Saúde) liberou temporariamente a ampliação da faixa etária de vacinação contra a dengue em Mato Grosso do Sul, para evitar perdas de vacinas com vencimento em janeiro e fevereiro deste ano. Ontem (6), a pasta informou que conseguiu esgotá-las.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul liberou temporariamente a vacinação contra a dengue para evitar perdas de vacinas próximas do vencimento. A ampliação da faixa etária permitiu que pessoas de 6 a 16 anos, além da faixa recomendada pelo fabricante (4 a 59 anos), se vacinassem. No entanto, a vacinação segue restrita a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, conforme autorização do Ministério da Saúde. Nove municípios disponibilizaram 5.803 doses, com Campo Grande liberando 3.139 doses. A segunda dose será garantida pelo Ministério da Saúde para quem tomou a primeira dose com vacina próxima do vencimento, devendo ser aplicada três meses após a primeira.

Assim, a vacinação segue restrita a crianças e adolescentes que têm entre 10 e 14 anos, conforme autorizou o Ministério da Saúde.

Puderam se vacinar graças à medida temporária o público com idade entre 6 e 16 anos, com prioridade, e todos que estão dentro da faixa etária recomendada pelo fabricante, que é de 4 e 59 anos.

9 municípios - Campo Grande, Ribas do Rio Pardo, Aquidauana, Água Clara, Rio Verde, Miranda, Paranaíba, Maracaju e Ponta Porã colocarem doses próximas do vencimento à disposição em janeiro.

As vacinas liberadas pelos 9 municípios somaram 5.803 doses. Só Campo Grande, liberou 3.139 doses em janeiro.

Segunda dose - De acordo com resolução publicada pela SES no Diário Oficial do Estado de ontem, o Ministério da Saúde vai garantir a aplicação da segunda dose em pessoas que se imunizaram com vacina próxima do vencimento.

O vacinado deverá procurar uma unidade de saúde três meses após a data da primeira aplicação.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


Nos siga no Google Notícias