ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
DEZEMBRO, QUINTA  04    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Ministra passa por MS sem anunciar ações diante de 37 casos de feminicídios

Márcia Lopes conheceu a Casa da Mulher Brasileira, mas deixou o Estado sem novas medidas para conter violência

Por Ketlen Gomes | 04/12/2025 17:42

A ministra das Mulheres, Márcia Lopes, esteve em Campo Grande nesta quinta-feira (4), mas não anunciou entregas concretas para Mato Grosso do Sul, que já soma 37 feminicídios em 2025. Ela participou da abertura do 3º Encontro Nacional das Casas da Mulher Brasileira, visitou as instalações da unidade da Capital e retornou a Brasília sem novidades para o enfrentamento da violência contra a mulher no Estado.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A ministra das Mulheres, Márcia Lopes, visitou Campo Grande para participar do 3º Encontro Nacional das Casas da Mulher Brasileira, mas não apresentou novas medidas para Mato Grosso do Sul, estado que registra 37 feminicídios em 2025, igualando o total de casos do ano anterior. Durante a visita, a ministra conheceu programas locais de combate à violência contra a mulher, demonstrando interesse especial nas iniciativas escolares. Os dados da Sejusp revelam um cenário alarmante, com 1.819 casos de estupro e 18.508 registros de violência doméstica até novembro.

A secretária de Estado de Cidadania, Viviane Luiza, acompanhou a ministra na visita e afirmou que houve uma reunião de trabalho entre representantes dos governos federal, estadual e municipal, para apresentar as políticas públicas já implantadas em Mato Grosso do Sul. Segundo ela, a ministra demonstrou interesse especial nas iniciativas voltadas à prevenção dentro das escolas.

“Ela gostaria mais de conhecer o que nós estamos fazendo e realmente ficou muito entusiasmada com a formação dos grêmios estudantis, porque é a primeira vez, em âmbito nacional, que estão sendo estruturados para combater a violência contra as mulheres. É algo que muda a estrutura de comportamento de uma sociedade a partir da comunidade escolar”, afirmou Viviane.

Ministra passa por MS sem anunciar ações diante de 37 casos de feminicídios
Ministra conhece Casa da Mulher Brasileira acompanhada de autoridades do Estado. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Durante a passagem por Campo Grande, Márcia Lopes também se reuniu com o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha (PSD); com o secretário de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira; com o delegado-geral da Polícia Civil, Lupércio Degerone Lúcio; e com delegadas da Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher). O objetivo foi conhecer os programas em execução e os projetos em elaboração no Estado.

A titular da Semu (Secretaria Executiva da Mulher), Angélica Fontanari, destacou que foram apresentados os avanços obtidos neste ano e os resultados positivos das ações de prevenção. “A Casa da Mulher Brasileira de Campo Grande sempre foi referência na proteção e na prevenção. E, com as apresentações feitas à ministra, incluindo o programa Protege, que abrange todo o Estado, foi apenas a confirmação desse avanço”, disse.

Apesar das avaliações positivas das gestoras, os dados estatísticos mostram cenário preocupante. Mato Grosso do Sul já registrou 37 feminicídios em 2025 — número equivalente ao total de casos de todo o ano passado. O painel estatístico da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) também aponta, até 14 de novembro deste ano, 1.819 casos de estupro, 75 tentativas de feminicídio e 18.508 registros de violência doméstica.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.