Monitoramento em tempo real já recuperou 91 veículos levados por ladrões
Centro de Segurança Viária monitora vias em 8 cidades e gera alerta para combater também clonagem

Em pouco mais de um ano, o CISV (Centro Integrado de Segurança Viária) de Mato Grosso do Sul conseguiu recuperar 91 veículos alvo de crimes como furto, roubo e clonagem. Implantada pelo Detran-MS (Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul), a ferramenta tecnológica está ativa em oito municípios, que não podem ser divulgados por questão de segurança.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O Centro Integrado de Segurança Viária (CISV) de Mato Grosso do Sul recuperou 91 veículos alvos de crimes desde maio de 2024. A ferramenta tecnológica, implantada pelo Detran-MS, está presente em oito municípios e opera em parceria com forças de segurança federal, estadual e municipal. O sistema funciona 24 horas por dia, monitorando rodovias e vias urbanas. Desde 2025, integrou-se à plataforma do Ministério da Justiça e Segurança Pública, permitindo o rastreamento de veículos com restrições de todo o Brasil. Entre os casos recentes, destaca-se a recuperação de três veículos clonados em diferentes cidades do estado.
Sobre a possibilidade de expansão do CISV para outras cidades, o Detran-MS informou nesta segunda-feira (21) que “a expansão do sistema é feita por convênios assinados entre as Prefeituras Municipais e o Detran-MS”.
O CISV foi lançado em maio de 2024 como uma ferramenta de combate ao crime no Estado. Utilizado pelo órgão estadual em parceria com forças de segurança federal, estadual e municipal, o sistema monitora rodovias e vias urbanas das oito cidades, onde foram recuperados 91 veículos: 47 em 2024 e outros 44 até julho deste ano.
Cidades como Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Aparecida do Taboado, Água Clara e Três Lagoas já tiveram veículos localizados por meio da tecnologia.
Um dos casos mais recentes foi a recuperação de três veículos clonados. Em Água Clara, no dia 5 deste mês, foi localizado um Fiat Strada Endurance com registro de furto em São Paulo, identificado como clonado pelo sistema. Em Campo Grande, no dia 7, um Volkswagen Polo furtado em Itatiba (SP) foi detectado pelas câmeras do CISV. Já no dia 10, em Três Lagoas, foi recuperada uma Toyota Hilux SW4 furtada em 2023 em Ribeirão Preto (SP).
Como o sistema opera – Desde 2025, o sistema de monitoramento inteligente passou a integrar a plataforma do MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública), tornando possível o rastreamento de veículos furtados, roubados, clonados ou com restrições judiciais de qualquer parte do Brasil que circulam pelo Estado.

Assim que esses veículos com restrições entram em Mato Grosso do Sul, é gerado um alerta no CISV e as forças de segurança são acionadas. Antes da integração com o MJSP, o centro abrangia apenas boletins de ocorrência registrados no Estado.
O monitoramento funciona 24 horas por dia durante os sete dias da semana nas estradas estaduais, federais e em vias urbanas das oito cidades. O CISV opera on-line registrando os veículos e todas as informações chegam em tempo real para a central de monitoramento, onde os operadores (Agentes de Autoridade de Trânsito) realizam o trabalho de inteligência, monitoramento e levantamento de dados sobre os veículos.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.