ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  25    CAMPO GRANDE 25º

Empregos

MS registra aumento de acidentes de trabalho, com 14 mil casos em 2024

Notificações enviadas ao Ministério da Saúde incluem dermatoses ocupacionais e transtornos mentais

Por Jéssica Fernandes | 25/04/2025 13:13
MS registra aumento de acidentes de trabalho, com 14 mil casos em 2024
Trabalhador sendo socorrido após sofrer queda ao consertar telhado de loja, em 2022. (Foto: Paulo Francis)

Mato Grosso do Sul registrou 14.158 notificações relacionadas ao trabalho em 2024, conforme dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, com base no Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação). O número representa um aumento de 19% em relação a 2023 e de 175% nos últimos quatro anos.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Mato Grosso do Sul registrou 14.158 notificações de problemas relacionados ao trabalho em 2024, um aumento de 19% em relação a 2023 e 175% nos últimos quatro anos, segundo o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho. As principais causas incluem acidentes graves, câncer, dermatoses, exposição a materiais biológicos, intoxicações, perda auditiva, pneumoconioses, transtornos mentais, lesões por esforço repetitivo e distúrbios osteomusculares. Houve um aumento de 52% nos benefícios previdenciários por saúde mental em 2024. Setores mais afetados são administração pública, serviços hospitalares e setor bancário. O TRT/MS divulgou os dados em alusão ao Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, com evento marcado para 28 de abril, parte da campanha "Abril Verde".

Entre as principais causas estão acidente de trabalho grave, câncer relacionado ao trabalho, dermatoses ocupacionais, acidente com exposição a material biológico, intoxicação exógena, perda auditiva induzida por ruído, pneumoconioses, transtornos mentais, lesões por esforços repetitivos e distúrbios osteomusculares.

O relatório também aponta crescimento nos casos de adoecimento mental no ambiente de trabalho. Em 2024, foram concedidos 6.982 benefícios previdenciários por saúde mental, que significa um aumento de 52% em comparação a 2023, que teve 4.597 auxílios-doença acidentários pelo mesmo motivo.

MS registra aumento de acidentes de trabalho, com 14 mil casos em 2024
Notificações do Sinam mostram crescimento dos casos em MS.

No ano passado, cerca de 30% dos afastamentos por saúde mental foram motivados por depressão e 33% por transtornos de ansiedade. Os setores com maior número de notificações são administração pública (17%), serviços hospitalares (14%) e setor bancário (8%).

Os dados do Sinan representam apenas casos que foram encaminhados ao Ministério da Saúde, podendo não refletir a totalidade dos casos já que nem todos são notificados aos órgãos competentes.

Abril Verde - As informações foram divulgadas pelo TRT/MS (Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região), em alusão ao Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, lembrado em 28 de abril.

Para marcar a data, será realizado o evento “Riscos Psicossociais e a NR1” na próxima segunda-feira (28), das 13h30 às 17h, no auditório da OAB/MS. A ação integra a campanha nacional “Abril Verde”, que reforça a importância da saúde e segurança no ambiente de trabalho.

A programação conta com duas palestras: “O Senso Comum e sua Repercussão no Ambiente do Trabalho”, com o auditor fiscal do trabalho Flávio de Oliveira Nunes, e “O Meio Ambiente de Trabalho na Perspectiva dos Fatores de Riscos Psicossociais”, ministrada pelo auditor fiscal Kleber Pereira de Araújo e Silva.

O evento é gratuito e voltado a profissionais da área de segurança do trabalho, engenheiros, técnicos, advogados(as), magistrados(as) e servidores(as).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias