Pacientes passarão por triagem antes de fazer exames na Capital
Secretário estadual explicou que os médicos vão avaliar se o paciente está entre casos suspeitos
O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, explicou que para realização de exames de coronavírus no SUS (Sistema Único de Saúde), o paciente terá que passar pela triagem e avaliação dos médicos da unidade de saúde (pública), que vão avaliar se estão diante de um caso suspeito.
“Ela vai até pela unidade, caso tenha sintomas fortes ou condições que leve os profissionais a suspeitar que contraiu o vírus, então vai ser pedido o exame (coronavírus), que após ser feito demora até três dias para sair o resultado”, disse o secretário, em entrevista ao Campo Grande News.
Geraldo ainda ponderou que está entrando em contato com os hospitais particulares, para que também tenham o exame disponível para seus conveniados. “Todos eles (hospitais privados) terão que fazer os exames, até para o devido tratamento”, ponderou.
Ele ressaltou que por enquanto continuam apenas os dois casos confirmados no Estado, ambos em Campo Grande, assim como mais um suspeito em Três Lagoas, no qual já foi realizado o exame e o resultado deve sair na terça-feira (17).
O secretário municipal de Saúde da Capital, José Mauro Filho, explicou ontem (14) que as pessoas que sentirem sintomas (coronavírus) devem procurar as UBS (Unidades Básicas da Família) e só irem para as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) se tiverem dificuldades para respirar, em um quadro de emergência.
A justificativa é que por concentrarem vários pacientes, com diferentes tipos de doença, as unidades de emergência são consideradas um espaço arriscado para quem está com o sistema imunológico debilitado. A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) vai contar com uma unidade de reposta rápida, ou seja, equipe a ser designadas para as unidades de saúde caso pacientes necessitem fazer exames para investigar a doença.