ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 33º

Cidades

Pedidos para incluir atividade remunerada nas CNHs crescem 13% em MS

A informação no documento é necessária para quem tem retorno financeiro na condução de veículos

Por Izabela Cavalcanti | 19/01/2024 08:46
Moto, com placa de Campo Grande, tem baú instalado para trabalhador fazer entregas (Foto: Rachid Waqued)
Moto, com placa de Campo Grande, tem baú instalado para trabalhador fazer entregas (Foto: Rachid Waqued)

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) teve aumento de 13% nos pedidos para incluir a observação de EAR (Exerce Atividade Remunerada) na CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Enquanto em 2022 foram 44.214 solicitações; em 2023 passou para 51.250.

Na categoria AB, o aumento foi em 36%; na B, 24%; categoria AC, alta de 9%; e 8% nas categorias D e AE.

De acordo com a gerente de Exames de Habilitação do Detran-MS, Lina Zeinab, quem trabalha com transporte, tanto de pessoas quanto de cargas, é obrigatório ter essa observação na CNH. Essa informação no documento é necessária para quem tem algum tipo de retorno financeiro na condução de veículos.

"Qualquer pessoa já habilitada pode solicitar a opção de exercer atividade remunerada, tendo apenas que fazer o exame com o psicólogo para incluir essa opção e, toda vez que for renovar, além de todo o processo comum, tem que passar também pelo exame psicológico”, disse.

Ela alerta também que para algumas funções, além da observação, são necessários cursos específicos, como: transporte coletivo, escolar, produtos perigosos, cargas indivisíveis, veículos de emergência.

O motoentregador Felipe Augusto Bernardino, de 27 anos, é um exemplo de quem optou por incluir a observação 1 ano e 6 meses depois de tirar a CNH. Ele já é habilitado há 7 anos.

"Tive que incluir a observação de EAR em 2018 quando, para ter uma renda extra, optei em ser motorista de aplicativo. Foi bem fácil fazer isso. Aproveitei que já tinha e virei motoentregador que também precisa”, comentou.

Como solicitar – O condutor deve entrar no portal www.meudetran.ms.gov.br, no campo “Habilitação”; clicar em “CNH Ágil”; depois em “Renovar” e escolher a opção “Renovar EAR”.

Feito isso, deve pagar as guias, fazer novos exames psicológico e médico, e nova captura de imagem. A CNH vai sair com uma nova data de validade.

O valor para renovar a CNH com atividade remunerada é em média R$ 545. Já para quem não tem, o valor é de R$ 344 em média. Os preços podem variar conforme a UFERMS (Unidade Fiscal Estadual de Referência de Mato Grosso do Sul) do período.

Quem está tirando a primeira habilitação pode optar por já sair com a CNH com a observação de EAR sem custo adicional.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News. 

Nos siga no Google Notícias