Governo quer ampliar aulas de yoga para alunos de escolas estaduais
As atividades são realizadas no formato extracurricular e atendem estudantes do ensino fundamental e médio

O Governo de Mato Grosso do Sul estuda a ampliação do projeto que leva aulas de yoga para alunos da Rede Estadual de Ensino.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A iniciativa foi debatida nesta quinta-feira (18), durante reunião do governador Eduardo Riedel com o embaixador da Índia no Brasil, Dinesh Bhatia, no gabinete da governadoria.
- Leia Também
- UFMS divulga gabarito de avaliação seriada aplicada a 18 mil estudantes
- Alunas do Pé-de-Meia podem retirar absorventes gratuitos a partir desta segunda
No encontro, foram tratadas parcerias em diferentes setores, com destaque para a educação e a continuidade do projeto desenvolvido em parceria com a Embaixada da Índia, que atualmente oferece aulas de yoga em sete escolas estaduais.
As atividades são realizadas no formato extracurricular e atendem alunos do ensino fundamental e médio, além de servidores das unidades escolares.
Segundo o secretário estadual de Educação, Hélio Daher, o governo já discute a expansão da iniciativa. “Participamos da reunião com o embaixador onde repactuamos este acordo para os cursos de yoga em sete escolas estaduais. A formação dos profissionais que dão aula de yoga é feita justamente com a Embaixada Indiana. Estamos discutindo, inclusive, a ampliação deste projeto”, afirmou.

O secretário também destacou uma experiência recente realizada na Escola Estadual Joaquim Murtinho, onde alunos do 3º ano do ensino médio tiveram aulas específicas de yoga como ferramenta emocional de apoio para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Foi feito este trabalho pela primeira vez e podemos dizer que o resultado foi positivo”, ressaltou.
A reunião contou ainda com a presença do vice-governador José Carlos Barbosa e do senador Nelsinho Trad.
Em novembro, uma das ações do projeto foi realizada na Escola Estadual Aracilda Cícero Corrêa da Costa, por meio da atividade “Janelas para o Mundo – Pensar e Criar”. O jardim da escola se transformou em um espaço de silêncio, relaxamento e concentração durante uma aula de yoga conduzida pela professora Ana Tiago.
A atividade integra as Práticas de Convivência e Socialização, coordenadas pelo professor Alexandre Borges, que destacou a proposta educativa da ação. “Cuidar de si também é uma forma de cuidar do outro”, afirmou.
Ao final da aula, os participantes realizaram uma breve meditação. Uma estudante comentou que espera repetir a experiência. “Foi uma manhã diferente, cheia de energia boa”, relatou.
Festival de Yoga - Outro tema abordado na reunião foi o início do planejamento do Festival de Yoga, organizado pela Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), que já começou a estruturar a edição de 2026.
Neste ano, o Festival de Yoga Vida Saudável foi realizado no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, com o objetivo de promover a saúde física e mental de forma acessível.
Aberto ao público, o evento contou com diversas atividades simultâneas, como caminhada consciente, yoga adaptado para pessoas com deficiência, idosos, gestantes e crianças.

