UFMS divulga gabarito de avaliação seriada aplicada a 18 mil estudantes
Recursos podem ser enviados até 18 de dezembro à Fapec

UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) divulgou o gabarito preliminar das provas do Passe (Programa de Avaliação Seriada Seletiva) de 2025 para mais de 18 mil candidatos que participaram das três etapas do programa em 11 municípios do Estado.
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Quem não concordar com alguma questão pode apresentar recurso administrativo individual entre 17 de dezembro, às 8h, e 18 de dezembro, às 23h59, pelo horário oficial de Mato Grosso do Sul, via site da Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura). O objetivo é garantir que cada questão seja analisada pela banca examinadora antes da definição do gabarito definitivo.
O recurso deve ser elaborado individualmente, ou seja, um para cada questão, e deve conter relatório e motivação, sob pena de não ser aceito. Recursos sem identificação do candidato, enviados fora do prazo ou por meios como e-mail, telefone ou presencialmente serão indeferidos automaticamente.
O sistema gera número de protocolo ao receber o recurso, garantindo a identificação inviolável do envio e registrando oficialmente a solicitação do candidato.
A análise dos recursos pode alterar o gabarito preliminar e impactar a pontuação ou classificação dos candidatos. Questões anuladas terão a pontuação atribuída a todos, e eventuais mudanças no gabarito poderão elevar ou reduzir notas, podendo até resultar em desclassificação se o candidato não atingir a nota mínima. Apenas uma interposição por questão é permitida, e não será possível inserir novas informações após o protocolo.
O Passe 2025 ainda trouxe novidades com cursos de Relações Internacionais, Inteligência Artificial e Licenciatura em Ciências Sociais, destinados a demandas regionais e internacionais. Na terceira etapa, a redação teve como tema a leitura no Brasil: “É possível fazer com que os brasileiros leiam mais?”.
O objetivo foi estimular reflexão sobre os hábitos de leitura, acesso a livros e o impacto social e educacional da prática, diante de dados que apontam queda no número de leitores e aumento do analfabetismo funcional no país.

