Prefeitura e governo de MS terão que informar como previnem suicídios
Ministério Público pediu que Poder Público mostre o que está fazendo para evitar piora do cenário
O MPMS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) abriu processo administrativo para cobrar a Prefeitura de Campo Grande e o governo estadual de mostrarem o que têm feito para prevenir casos de suicídio.
Os dois terão 20 dias para se manifestarem, informando quais ações relacionadas ao tema estão fazendo este ano.
O MPMS pede ainda que a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informe como se organiza a rede de atenção psicossocial na Capital, que presta atendimento a pessoas com transtornos mentais e ideação suicida.
À SES (Secretaria Estadual de Saúde) foram pedidas informações sobre o Comitê Estadual de Prevenção ao Suicídio e o que já fez.
3ª maior causa - Justifica o Ministério Público que o processo foi aberto prevendo faltar um mês para o Setembro Amarelo, mês tradicional para as campanhas de prevenção ao suicídio, e considerando números alarmantes.
Um deles é que mortes de causas externas e evitáveis, representam a terceira maior causa de mortes em Mato Grosso do Sul. Das 2.054 ocorridas em 2017, as provocadas por suicídio representam 12,5%. Os dados são citados em portaria do MPMS e constam no Projeto Estadual de Prevenção ao Suicídio.
Ainda segundo a portaria, o Estado tem apresentado aumento significativo nas taxas de mortalidades. Ela subiu de 8,5 em 2015 para 9,6 em 2017, a cada 100 mil habitantes.
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