Protetora busca família para Zangado, cão de guarda sob risco de eutanásia
Depois de denúncia, ele foi retirado do Detran e tem até quinta-feira para encontrar um novo lar."
A protetora independente de animais Andréia Gasparello procura interessados em adotar um cão vira-lata conhecido como Zangado. O animal vivia no Detran (Departamento Estadual de Trânsito), em Campo Grande, onde era cuidado e alimentado por funcionários. No entanto, após um ataque a um funcionário terceirizado, que sofreu arranhões e formalizou uma reclamação, o cão foi recolhido pelo GCZ (Gerência de Controle de Zoonoses).
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A protetora de animais Andréia Gasparello busca um lar para Zangado, um cão recolhido pelo Gerência de Controle de Zoonoses (GCZ) após um incidente no Detran de Campo Grande. O animal, que era bem tratado por funcionários, foi considerado agressivo após um ataque a um trabalhador. Andréia afirma que Zangado é um cão de guarda que reagiu por se sentir ameaçado e que não representa risco. Caso não seja adotado até o dia 15, ele poderá ser eutanasiado, conforme procedimento padrão para cães agressivos. A Prefeitura, no entanto, garante que nenhum animal saudável é eutanasiado e que Zangado permanece sob observação.
Segundo Andréia, Zangado recebeu este nome porque é bravo, mas como um cão de guarda comum e teria reagido por se sentir ameaçado. Ainda assim, afirma que o animal mantinha boa convivência com os trabalhadores do local. A protetora relata, inclusive, que foi ela quem levou o cão para a castração e garante que ele não ofereceu riscos durante o contato.
O cachorro foi recolhido no dia 6 de janeiro e, conforme a protetora, caso não seja adotado até esta quinta-feira (dia 15), poderá ser encaminhado para a eutanásia. Andréia explica que o procedimento é padrão em casos envolvendo cães considerados agressores, mas reforça que Zangado tem condições de ser encaminhado para adoção. O procedimento relatado por Andréia foi confirmado por funcionários do órgão, como ação padrão, no entanto, a assessoria de imprensa da Prefeitura ressalta que “nenhum animal saudável é eutanasiado”. A nota reforça “que o animal em questão segue em observação na GCZ”
Segue a nota na íntegra:
“A Secretaria Municipal de Saúde informa que nenhum animal saudável é eutanasiado, e todos aqueles que são disponibilizados para adoção permanecem sob acompanhamento da Gerência de Controle de Zoonoses (GCZ).
A pasta reforça que todos os animais que estão para adoção passam por avaliação técnica e recebem os cuidados necessários enquanto aguardam uma família responsável. O objetivo é garantir proteção, bem-estar e a destinação adequada desses animais, sempre com foco na preservação da vida.
Ainda reforça-se que o animal em questão segue em observação na GCZ”.
Serviço - Para outras informações, entrar em contato com a protetora independente de animais Andréia Gasparello, pelo seguinte telefone: (67) 99152 7268.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


