ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, SÁBADO  24    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Secretaria compra aparelhos de encaixar no celular para examinar olhos em MS

Chamados de retinógrafos, eles permitem descobrir doenças que causam cegueira

Por Cassia Modena | 24/05/2025 15:47
Secretaria compra aparelhos de encaixar no celular para examinar olhos em MS
Idosa tendo um dos olhos examinados pelo aparelho (Foto: Divulgação/SES)

A SES (Secretaria Estadual de Saúde) de Mato Grosso do Sul comprou dois aparelhos portáteis que, encaixados em um celular, são capazes de fazer exames oftalmológicos em pacientes. Eles estão sendo levados para atendimentos em cidades do interior.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul adquiriu dois retinógrafos portáteis, aparelhos que se acoplam a celulares para realizar exames oftalmológicos. O investimento de R$ 85.980,00 visa atender pacientes do interior do estado na detecção de doenças como glaucoma, catarata e retinopatia diabética. Em parceria com o Núcleo Telessaúde Goiás, a iniciativa já examinou 243 pacientes em cinco municípios entre fevereiro e maio deste ano. O programa prioriza diabéticos acima de 12 anos, hipertensos e idosos, com laudos emitidos em até 30 dias por especialistas goianos.

Chamados de retinógrafos, permitem descobrir doenças que causam cegueira, como o glaucoma, retinopatia diabética, catarata e DMRI (Degeneração Macular Relacionada à Idade).

Os equipamentos são do modelo Eyer2 e produzidos pela empresa Phelcom tecnologia. O valor de compra foi R$ 85.980,00, segundo o Portal da Transparência do governo estadual.

Avaliação a distância - Em parceria com o Núcleo Telessaúde Goiás, na Universidade Federal de Goiás, o Núcleo Telessaúde da SES de Mato Grosso do Sul está realizando campanha para avaliar retinas dos olhos de pacientes nos municípios sul-mato-grossenses.

Equipes da secretaria estão viajando para atender pessoas que necessitam dos exames e encaminhando os resultados para a análise de especialistas de Goiás. Após os exames, os laudos são liberados em até 30 dias

São priorizados diabéticos com mais de 12 anos, hipertensos e idosos, grupos mais suscetíveis a doenças oftalmológicas.

De fevereiro a maio deste ano, foram examinados 243 pacientes em Terenos, Bandeirantes, Nova Alvorada do Sul, Caracol e Guia Lopes da Laguna.

O serviço está aberto para outros municípios interessados, que devem preencher o formulário disponível no site do Telessaúde MS e agendar a visita com a equipe que realiza os procedimentos.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias