Da periferia com carinho, bairros também querem ganhar com Dia dos Namorados
Expectativa é de crescimento nas vendas, com perfumes, roupas e alianças entre os itens mais procurados
Com corações vermelhos, kits personalizados e promoções que vão de perfumes a alianças, o comércio da periferia, em Campo Grande, já respira o clima do Dia dos Namorados. A data, que movimenta R$ 384,45 milhões em Mato Grosso do Sul, segundo pesquisa da Fecomércio MS, é vista pelos lojistas do bairro como chance de repetir — ou até dobrar — o bom desempenho obtido no Dia das Mães.
A previsão da economista Regiane Dede de Oliveira, do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS, é de gasto médio de R$ 510,85 por pessoa. Roupas, perfumes, calçados e acessórios lideram a lista de preferências. Nas Moreninhas, essa tendência se reflete nas vitrines recheadas de opções românticas e nas estratégias pensadas especialmente para atrair os apaixonados.
Em uma loja de cosméticos na Rua Barueri, no Bairro Moreninha, a vitrine já começou a exibir pequenos corações. “No Dia das Mães teve bastante procura por kits de perfumes e cremes. Vendemos quase tudo. Agora, pro Dia dos Namorados, vamos reforçar os kits e fazer sorteios”, conta a vendedora Cleo Batista, de 39 anos. A loja já começou a decorar com corações e prepara embalagens especiais para a ocasião. “O pessoal sempre deixa para a última hora, então temos que estar prontos.”
A vitrine de outra ótica ainda exibe resquícios do Dia das Mães, mas o clima de romance já começa a tomar forma. A consultora Ana Luisa de Almeida Rodrigues, 37, aposta no “combo do amor”: consulta oftalmológica mais óculos por valor promocional. “Também temos solares por R$ 50, tudo já pensado para o casal. A gente acredita que dá para atrair o namorado e a namorada com promoções que sejam úteis e carinhosas.”
Moda e acessórios também estão na mira de quem pretende lucrar com a data. Em outra loja de calçados e assessórios, a gerente Elis Regina, 29, explica que a estratégia envolve kits combinados. “Se o namorado compra um sapato, já sugerimos uma bolsa. A ideia é criar uma experiência completa. E a vitrine fica mais romântica, com cara de presente.” A loja ainda mantém promoções do mês das mães, mas já reforçou o estoque pensando na demanda do próximo mês.
Apostando no frio que acompanha junho, o proprietário de outra loja de moda, Adair Leite Vieira Júnior, 42, adianta que as peças de inverno também vão ganhar destaque junto aos mimos para os apaixonados. “A expectativa é boa, queremos aquecer as vendas com roupas femininas, que são o nosso carro-chefe. Promoção para os namorados está nos planos.”
Já em loja de joias, o foco está no símbolo maior do compromisso: as alianças. Funcionária da loja, Aline Steffney Machado, 34, conta que os pedidos já começaram a aumentar nesta semana. “A gente reforçou o estoque de alianças, pratas e até produtos de sex shop. Já tem gente vindo garantir o presente. A expectativa é de vender ainda mais do que no ano passado.”
Segundo Paulo Maciel, analista do Sebrae/MS, o segredo está em oferecer mais do que o produto. “Embalagens criativas, brindes simbólicos e uma boa divulgação nas redes sociais são formas de tocar o coração dos clientes.”
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