Universidade oferece minicurso de guarani gratuito e 100% online
Brasileiros representam maioria dos inscritos até agora
A Unipampa (Universidade Federal do Pampa), localizada na fronteira do Brasil com o Uruguai, está com inscrições abertas para um minicurso gratuito e 100% online de guarani. Brasileiros e falantes do idioma espanhol poderão participar.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) está oferecendo um minicurso gratuito e online de língua guarani, aberto a brasileiros e falantes de espanhol. As aulas serão ministradas pela professora paraguaia Maria Liz Benitez, doutora em Letras, com início em 26 de junho. O curso, primeiro de língua indígena da instituição, terá quatro encontros às quintas-feiras, focando em noções básicas do idioma e aspectos culturais. Com quase 300 inscritos, sendo 44% brasileiros, o curso não possui limite de vagas e integra o programa de ensino de línguas da universidade.
Serão quatro encontros ao vivo com a professora Maria Liz Benitez, doutora em Letras que é natural do Paraguai e atua no campus Jaguarão da Unipampa. "Nosso objetivo com o curso é preservar a diversidade linguística. Poderemos fazer um segundo módulo depois", ela antecipa. É a primeira vez que a instituição oferece curso de língua indígena.
As aulas começam em 26 de junho e ocorrerão todas as quintas-feiras, a partir das 18h30 (horário de Brasília).
Serão ensinadas noções introdutórias da língua: cumprimentos, apresentações pessoais, pedir e dar informações básicas. Além disso, os alunos poderão compreender as raízes do guarani e políticas linguísticas relacionadas, segundo Maria Liz.
As inscrições podem ser feitas neste formulário. Não há limite de vagas.
Inédito - A Unipampa possui cursos para o ensino de sete línguas diferentes atualmente. O de guarani chega a quase 300 inscritos neste sábado (24).
Os brasileiros já representam 44% das inscrições para aprender guarani.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.