ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEGUNDA  01    CAMPO GRANDE 16º

Capital

Aplicação de vacina contra dengue segue sem previsão para Campo Grande

Dourados será a primeira cidade do país a vacinar a população gratuitamente

Por Antonio Bispo | 14/12/2023 17:07
Profissional de saúde medindo temperatura de lote que chegou para a cidade de Dourados (Foto: Divulgação)
Profissional de saúde medindo temperatura de lote que chegou para a cidade de Dourados (Foto: Divulgação)

Após Dourados, maior município em termo populacional do interior de Mato Grosso do Sul, informar a aplicação de 150 mil doses da vacina contra a dengue, a partir do dia 3 de janeiro, restou a dúvida de quando as outras cidades, como Campo Grande, iniciarão suas aplicações.

Quando questionada pela reportagem, a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande informou que “a disponibilização de imunizantes para realização de campanhas de vacinação é de responsabilidade do Ministério da Saúde”, cabendo ao órgão a definição de aplicação das doses.

No caso de Dourados, que será a primeira cidade do país a fornecer a vacina gratuitamente e criar uma campanha de aplicação em massa, foi realizado um acordo com o laboratório responsável pelo imunizante para compra de 300 mil vacinas, divididas em duas doses.

“Fizemos acordo com o laboratório Takeda, que vai fazer o fornecimento gratuito dessas 300 mil doses, que vai nos permitir imunizar 150 mil pessoas. A única limitação dessa vacina é a faixa etária, pois está aprovada para uso entre 4 e 59 anos”, afirmou o secretário de Saúde de Dourados, Waldno Pereira Lucena Júnior.

O imunizante é vendido há oito meses em clínicas particulares de vacinação, com cada dose custando aproximadamente R$ 450 à vista.

O Campo Grande News questionou, também, a SES (Secretaria Estadual de Saúde) quanto à recomendação para aplicação em todos os outros 78 municípios do Estado, que a doação das doses que serão aplicadas em Dourados é uma iniciativa entre o município e o laboratório. "O Ministério da Saúde ainda não incorporou a vacina contra Dengue ao PNI (Programa Nacional de Imunizações)", finalizou a nota.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

*Matéria atualizada às 12h25 do dia 15/12/23 para acréscimo de nota.

Nos siga no Google Notícias