Após 16 horas, CZZ recolhe vaca que caiu em fossa no Los Angeles
O animal morreu no início da tarde desta quarta-feira
Após passar 16 horas em frente a uma casa no Bairro Los Angeles, corpo de vaca foi recolhido na manhã desta quinta-feira (26). O animal morreu na tarde de Natal, dia 25, após cair em uma fossa desativada.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O corpo de uma vaca que caiu em uma fossa desativada no Natal e ficou 16 horas na rua foi recolhido pelo Centro de Zoonoses (CCZ) de Campo Grande. O CCZ é responsável pela remoção de animais de grande porte em vias públicas, realizando o recolhimento em até 24 horas após o óbito. Após a remoção, o animal é levado para o aterro sanitário para descarte adequado. O CCZ não recolhe animais de pequeno porte; a população pode entrar em contato pelo telefone (67) 3313-5000 para solicitar o serviço.
Adriano Moraes, de 48 anos, contou que nesta manhã, por volta das 9h30, uma equipe do Centro de Zoonoses da Capital foi até a Rua Mansour Contar para retirar o corpo do animal que estava na frente da casa do seu sogro.
Para o Campo Grande News, o CCZ explicou que quando há um animal de grande porte na via a retirada é feita pelo órgão. “Quando o animal possui proprietário identificado, a responsabilidade pela retirada e descarte adequado é exclusivamente do dono”, acrescenta.
“Em casos de animais encontrados em via pública, o CCZ realiza o recolhimento dentro do prazo de até 24 horas após o óbito. Para animais em vias públicas com mais de 24 horas de óbito, a retirada pode demandar o uso de serviços de içamento. Nesse caso, a SESAU orienta a população a consultar os órgãos responsáveis pela limpeza urbana para a execução do serviço”, explicou o CCZ.
Após ser recolhido, o animal é levado até o aterro sanitário para que seja realizado o descarte adequado. Neste ano, o Centro de Zoonoses fez o recolhimento de uma vaca e um cavalo.
“O CCZ não realiza o recolhimento de animais de pequeno porte. Nesses casos, o descarte deve ser feito junto à concessionária de limpeza urbana ou, se preferir, o animal pode ser levado diretamente ao CCZ para o descarte adequado”, pontua a nota.
Para acionar o CZZ basta entrar em contato com o órgão através do telefone: (67) 3313-5000. “A colaboração da população é fundamental para a preservação da saúde pública e do bem-estar animal na cidade”, encerra a nota.
Relembre - A vaca estava em frente a residência do sogro de Adriano desde ontem, quando caiu em uma fossa desativada no início da tarde. A família relatou que estava confraternizando quando escutou um barulho do lado de fora da casa. Ao sair para verificar viram o animal dentro da fossa.
Apesar do esforço dos familiares, a retirada da vaca só ocorreu após o Corpo de Bombeiros ir até o local. Quando a equipe chegou, o animal já estava morto.
Ainda ontem, Adriano entrou em contato com a Central do Cidadão da Prefeitura de Campo Grande. Para o homem, a atendente explicou que por conta do feriado uma equipe iria retirar o animal apenas nesta quinta-feira.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.