ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, QUARTA  30    CAMPO GRANDE 13º

Capital

Capital terá moeda digital que premiará cidadãos por boas práticas

Todo o sistema será integrado por meio de um aplicativo oficial

Por Izabela Cavalcanti | 29/07/2025 11:57
Capital terá moeda digital que premiará cidadãos por boas práticas
Fachada do prédio da Agetec, responsável pela área de tecnologia em Campo Grande (Foto: Divulgação/Prefeitura de Campo Grande)

Campo Grande está prestes a entrar na era das moedas digitais e irá ganhar, em breve, a Araracoin. O projeto inédito ainda não tem data para ser lançado, mas já está em desenvolvimento pela Agetec (Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Campo Grande desenvolverá a Araracoin, uma moeda digital para recompensar cidadãos que cumprirem obrigações como o pagamento de impostos. A iniciativa da Agetec visa modernizar a relação entre população e serviços públicos, além de estimular a economia local e incentivar práticas sociais e sustentáveis. A moeda poderá ser trocada por benefícios como ingressos para eventos culturais, incentivando o setor comercial e cultural da cidade. O projeto, inédito no país, já atrai a atenção de outras cidades. Gestores de grandes centros tecnológicos demonstraram interesse em replicar a iniciativa. A prefeitura planeja parcerias com empresas locais para aceitarem a Araracoin. Um aplicativo oficial permitirá a criação de carteiras digitais para gerenciamento das moedas.

Na prática, conforme os cidadãos forem cumprindo com suas obrigações — como pagar impostos em dia — receberão a nova moeda digital como forma de recompensa.

A ideia é transformar a forma como a população campo-grandense se relaciona com os serviços públicos, estimular a economia local e incentivar boas práticas sociais e sustentáveis.

“Ao participar das campanhas promovidas pela Prefeitura, por exemplo, o cidadão acumulará Araracoins, que poderão ser trocados por benefícios reais, como ingressos para cinema, teatro e outros serviços. A proposta busca não apenas incentivar o engajamento da população, mas também movimentar o setor cultural e comercial da cidade”, explicou o diretor-presidente da Agetec, Leandro Basmage.

Ainda de acordo com ele, a ideia também tem despertado interesse fora da Capital. “Em conversas com gestores de grandes centros de tecnologia do Brasil, percebemos o potencial da iniciativa. Eles já demonstraram interesse em replicar o projeto. Isso mostra que Campo Grande está atenta às inovações”, disse.

Com a iniciativa, o município pretende firmar parcerias com empresas locais que aceitarão a moeda como forma de pagamento. Todo o sistema será integrado por meio de um aplicativo oficial, que permitirá a criação de carteiras digitais gratuitas e o gerenciamento das moedas de forma simples e segura.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.