1º da espécie em reabilitação, tatu “Farofa” evolui no Pantanal
Filhote chegou ao Cras com menos de 1 kg e hoje segue sob os cuidados do Instituto Tamanduá
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Farofa, um filhote de tatu-de-rabo-mole resgatado com menos de 1 kg, segue em reabilitação no Instituto Tamanduá, localizado no Pantanal. Inicialmente, o animal recebeu cuidados no Cras de Campo Grande, onde sua dieta foi estabilizada. Em janeiro, foi transferido para o instituto em Aquidauana. Com 2,2 kg atualmente, Farofa passa por um programa que estimula comportamentos naturais da espécie. O monitoramento de seu crescimento é feito através de biometria, que garante a segurança e personalização do processo. Este é o primeiro tatu-de-rabo-mole reabilitado pelo Instituto Tamanduá.
Primeiro tatu-de-rabo-mole em reabilitação no Instituto Tamanduá, “Farofa” segue evoluindo e ganhando peso após ter chegado inicialmente ao Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) de Campo Grande com menos de 1 kg. O projeto compartilhou nesta terça-feira (29) atualizações sobre a evolução do animal.
Ainda filhote, Farofa recebeu os primeiros cuidados no Cras da Capital, como a estabilização da dieta para garantir um crescimento adequado. Depois, em janeiro deste ano, foi encaminhado para a base do Instituto Tamanduá, localizada no Pantanal, na região de Aquidauana. “No Instituto Tamanduá, cada etapa do processo de reabilitação é conduzida com muito cuidado e dedicação”, destacou a iniciativa.
A última pesagem, realizada em 7 de julho, revelou que ele já está com 2,2 kg. Intitulado como o tatu “mais carismático” da região, Farofa também foi submetido a um processo que permite identificar sua evolução.
“A biometria é uma das etapas essenciais do nosso protocolo de reabilitação. Com ela, monitoramos medidas corporais e o crescimento físico dos animais, garantindo que cada fase do processo seja ajustada de forma segura e personalizada”, explicou o projeto.
Farofa é o primeiro tatu-de-rabo-mole em reabilitação no Instituto Tamanduá. Desde janeiro de 2025, ele participa de um programa especial, voltado ao estímulo de comportamentos naturais em um ambiente enriquecido e adequado para sua espécie.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.