Chuvas de meteoros iluminam o céu no fim de julho, veja como observar
Alpha Capricornídeos e Delta Aquáridas do Sul terão pico entre os dias 30 e 31 e podem ser vistas a olho nu
O céu do fim de julho reserva um espetáculo raro com duas chuvas de meteoros. A Alpha Capricornídeos e a Delta Aquáridas do Sul, devem atingir o pico entre os dias 30 e 31. Para ver, a dica é procurar um céu limpo, longe da poluição luminosa das áreas urbanas.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Duas chuvas de meteoros iluminarão o céu no fim de julho. Alpha Capricornídeos e Delta Aquáridas do Sul atingirão o pico entre os dias 30 e 31. O fenômeno ocorre quando corpos celestes entram na atmosfera terrestre e se incendeiam em contato com o oxigênio. Alpha Capricornídeos terá o auge na madrugada do dia 30, com cerca de cinco meteoros por hora. Delta Aquáridas do Sul atinge o pico no dia 31, com até 25 meteoros por hora. A observação é melhor após a meia-noite, longe de luzes urbanas, sem necessidade de equipamentos.
Os eventos são explicados pelo Observatório Nacional, ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Segundo o órgão, as chuvas ocorrem quando pequenos corpos celestes entram na atmosfera da Terra e se incendeiam ao entrar em contato com o oxigênio, formando o que a gente costuma chamar de "estrela cadente".
O coordenador do projeto Exoss de monitoramento de meteoros, Marcelo de Cicco, lembra que, nesses casos, vários meteoros cruzam o céu vindo de um mesmo ponto, chamado de radiante.
A Alpha Capricornídeos chega ao auge na madrugada de 30 de julho. A taxa de meteoros é mais modesta, com cerca de cinco por hora, mas se destaca pelas bolas de fogo brilhantes. Pode ser vista dos dois hemisférios. O melhor horário para observação é depois da meia-noite até o amanhecer.
Já a Delta Aquáridas do Sul atinge o pico na madrugada de 31 de julho. A taxa é maior, entre 15 e 25 meteoros por hora, também com maior visibilidade durante a madrugada.
Para quem quiser acompanhar, a dica é ir para locais afastados da iluminação urbana. Não precisa de telescópio ou binóculo. Os meteoros podem surgir em qualquer parte do céu, mas observar as regiões próximas às constelações de Capricórnio e Aquário pode aumentar as chances.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.