Capital aumenta cobertura vacinal, mas segue com apenas 33,4% de adesão
Após Dia D de vacinação houve aumento de imunizados, mas continua longe da meta de 90% do Ministério da Saúde

Após o fim de semana com ações intensificadas de vacinação, a prefeitura de Campo Grande informou que a Capital atingiu 33,4% de adesão do público-alvo à vacina contra a Influenza. Antes do Dia D, realizado no sábado (10) e domingo (11), o município registrava cobertura vacinal de 19,31%.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Campo Grande registrou aumento na cobertura vacinal contra Influenza após ações intensificadas no fim de semana, atingindo 33,4% de adesão do público-alvo. O índice, que era de 19,31% antes do Dia D, cresceu 14,1 pontos percentuais com 8.710 doses aplicadas, superando as médias estadual e nacional. Apesar do avanço, que coloca a capital sul-mato-grossense em 11º lugar no ranking nacional, o percentual ainda está distante da meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Saúde. A vacinação segue disponível nas 74 unidades de saúde do município, com foco na proteção dos grupos mais vulneráveis.
O aumento foi de 14,1 pontos percentuais, com 8.710 doses aplicadas durante o fim de semana. A campanha contou com 15 pontos de vacinação, incluindo dois drive-thrus, para facilitar o acesso da população ao imunizante.
Com o avanço, Campo Grande ultrapassou o índice de cobertura vacinal do Estado, atualmente em 28%, e também o do país, de 21,4%. A Capital ocupa agora o 11º lugar no ranking nacional entre os estados da federação. Apesar da melhora, a cobertura de 33,4% ainda está distante da meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Saúde.
Segundo a prefeitura, 168.855 pessoas foram imunizadas neste ano em Campo Grande, considerando toda a população a partir dos seis meses de idade. A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) reforça que o principal foco é proteger os grupos mais vulneráveis, com maior risco de complicações decorrentes da gripe.
No sábado, o coordenador-geral da Força Nacional do SUS (Sistema Único de Saúde), Rodrigo Stabeli, esteve em Campo Grande para acompanhar o Dia D da campanha. Ele afirmou que a baixa procura pode estar ligada à disseminação de fake news.
“A vacina não vai te colocar chip nenhum, não tem relação com sua sexualidade. Ela é produzida e aprovada pela Anvisa, que é a segunda maior autoridade mundial em vigilância sanitária”, afirmou Stabeli, que também recebeu a dose do imunizante durante a visita.
A vacinação contra a Influenza continua disponível nas 74 unidades de saúde da Capital, durante o horário regular de atendimento. A prefeita Adriane Lopes (PP) fez um apelo para que idosos, crianças e pessoas com a saúde fragilizada procurem os postos para se vacinar.
“Cada dose aplicada é um ato de proteção coletiva. Por isso, faço um apelo: se você ainda não se vacinou, procure uma unidade de saúde. E, se já se vacinou, convoque sua família, seus vizinhos, seus amigos. Vamos juntos vencer mais esse desafio”, disse a prefeita.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.