ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Central do cidadão lota em segundo dia para pedidos de devolução da taxa do lixo

Os atendimentos começaram ontem, quando os contribuintes que pagaram a taxa do lixo puderam dar entrada nos pedidos de ressarcimento

Bruna Kaspary | 07/02/2018 10:37
Contribuintes esperavam em sala lotada para atendimento que dava entrada no ressarcimento da taxa do lixo (Foto: Bruna Kaspary)
Contribuintes esperavam em sala lotada para atendimento que dava entrada no ressarcimento da taxa do lixo (Foto: Bruna Kaspary)

Com cerca de mil atendimentos somente no primeiro dia, a Central de Atendimento do Cidadão estava lotada na manhã de hoje (07) de contribuintes que dariam entrada no pedido de devolução do valor pago relativo taxa do lixo.

A taxa, cobrada no carnê do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano), foi paga por muitos contribuintes, mesmo sem concordar, para garantir o desconto de 20% no valor total. Desde ontem, quem fez o pagamento, pode pedir o ressarcimento da taxa cobrada.

Apesar do número de atendentes, aproximadamente 50, o aposentado Edmundo Teixeira, de 74 anos, estava decepcionado com todo o transtorno que passou. "Eu já tinha vindo aqui pedir o ressarcimento, quando disseram que quem pagou teria o dinheiro de volta, agora aqui me perguntaram de novo se eu queria o valor".

Ao todo eram cinquenta atendentes somente para a devolução da taxa (Foto: Bruna Kaspary)
Ao todo eram cinquenta atendentes somente para a devolução da taxa (Foto: Bruna Kaspary)

Ele lembra que chegou às 7h30 na Central e já tinha muita gente na frente dele. "Se que vim aqui, é porque eu quero esse dinheiro", reclama o idoso.

O valor a ser devolvido, de acordo com a própria prefeitura, é integral, e Edmundo deve receber, pelo menos quatrocentos reais de ressarcimento. "A gente tem que confiar neles", conclui.

A Chefe da divisão de arrecadação, Djanira Magalhães, confirma que o valor devolvido é todo aquele que foi pago. "A confusão pode acontecer por conta do valor do desconto. O contribuinte recebe o valor integral que foi pago, não o que está no boleto"

Elizabeth Mendonça, de 58 anos, também foi pedir o ressarcimento do valor da taxa do lixo, e, se baseando no boleto, afirma que deve receber quase duzentos reais. "Eu paguei à vista, como todo ano eu pago", lembra a aposentada.

Para ela foi garantido o reembolso total do valor. A aposentada Nelcy Moreira, de 66 anos, já é isenta do imposto do IPTU há quatro anos. "Eles falaram que o valor que vou receber é de R$ 86,00, mas já não me lembro mais se foi isso mesmo que eu paguei".

Atrasos – Somente ontem foram atendidas cerca de mil pessoas na Central de Atendimento ao Cidadão, mas na manhã de hoje, alguns passaram por momentos de bastante espera depois que o sistema saiu do ar.

De acordo com Djanira, houve a queda do sistema por aproximadamente trinta minutos, e nesse período não foi possível realizar nenhum atendimento. "O sistema é todo através da internet, mas assim que foi detectada a queda, os técnicos vieram e já restabeleceram a conexão".

Aproximadamente duzentas pessoas aguardavam em sala de espera (Foto: Bruna Kaspary)
Aproximadamente duzentas pessoas aguardavam em sala de espera (Foto: Bruna Kaspary)
Nos siga no Google Notícias