ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, DOMINGO  24    CAMPO GRANDE 33º

Capital

Com 33 casos em humanos, exame de leishmaniose em cães é feito de graça

Coleta é feita de segunda a domingo, inclusive nos feriados, e não precisa de agendamento

Ana Paula Chuva | 18/07/2023 13:37
Coleta é feita todos os dias da semana e resultado sai em até 10 dias (Foto: Divulgação | PMCG)
Coleta é feita todos os dias da semana e resultado sai em até 10 dias (Foto: Divulgação | PMCG)

Com registro de 33 casos em humanos apenas este ano, a Prefeitura de Campo Grande oferece de graça exame de leishmaniose para animais no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) todos os dias da semana, incluindo finais de semana e feriados. A estimativa é que cerca de 20% dos cães da Capital estejam infectados.

De acordo com a prefeitura, não é preciso fazer agendamento. A coleta é feita de segunda a sexta-feira das 7h às 21h e aos sábados, domingos e feriados das 6h às 22h. O resultado é enviado via WhatsApp diretamente para o dono do animal, em até 10 dias úteis. Em 2022, foram registrados pelo CCZ cerca 1.670 animais com a doença.

Os exames realizados em clínicas particulares não são computados pelo órgão, mas a estimativa é que cerca de 20% da população canina da Capital esteja infectada com o protozoário. A leishmaniose é transmitida através da picada de mosquitos infectados, tanto nos animais quanto nos humanos.

Por isso, o teste sorológico é fundamental para identificar a presença do parasita no organismo do animal e o diagnóstico precoce pode ajudar nas medidas de controle e prevenção, evitando a propagação da doença. O uso de coleiras repelentes e outras medidas de controle do mosquito também são importantes, já que Campo Grande está em uma região endêmica para a leishmaniose.

Para fazer a coleta, é necessário levar o animal ao CCZ, localizado na Avenida Senador Filinto Muler, 1.601 – Vila Ipiranga.  O exame é indicado para cães  com idade superior a quatro meses.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias