ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, SÁBADO  28    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Com 33 casos em humanos, exame de leishmaniose em cães é feito de graça

Coleta é feita de segunda a domingo, inclusive nos feriados, e não precisa de agendamento

Ana Paula Chuva | 18/07/2023 13:37
Coleta é feita todos os dias da semana e resultado sai em até 10 dias (Foto: Divulgação | PMCG)
Coleta é feita todos os dias da semana e resultado sai em até 10 dias (Foto: Divulgação | PMCG)

Com registro de 33 casos em humanos apenas este ano, a Prefeitura de Campo Grande oferece de graça exame de leishmaniose para animais no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) todos os dias da semana, incluindo finais de semana e feriados. A estimativa é que cerca de 20% dos cães da Capital estejam infectados.

De acordo com a prefeitura, não é preciso fazer agendamento. A coleta é feita de segunda a sexta-feira das 7h às 21h e aos sábados, domingos e feriados das 6h às 22h. O resultado é enviado via WhatsApp diretamente para o dono do animal, em até 10 dias úteis. Em 2022, foram registrados pelo CCZ cerca 1.670 animais com a doença.

Os exames realizados em clínicas particulares não são computados pelo órgão, mas a estimativa é que cerca de 20% da população canina da Capital esteja infectada com o protozoário. A leishmaniose é transmitida através da picada de mosquitos infectados, tanto nos animais quanto nos humanos.

Por isso, o teste sorológico é fundamental para identificar a presença do parasita no organismo do animal e o diagnóstico precoce pode ajudar nas medidas de controle e prevenção, evitando a propagação da doença. O uso de coleiras repelentes e outras medidas de controle do mosquito também são importantes, já que Campo Grande está em uma região endêmica para a leishmaniose.

Para fazer a coleta, é necessário levar o animal ao CCZ, localizado na Avenida Senador Filinto Muler, 1.601 – Vila Ipiranga.  O exame é indicado para cães  com idade superior a quatro meses.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias