De vacina à emissão de RG, prefeitura leva serviços gratuitos à comunidade rural
Mais de 500 moradores tiveram acesso à 25 serviços gratuitos da prefeitura durante ação neste sábado (12)

Mais de 500 moradores do Acampamento Zumbi dos Palmares, localizado na saída para Três Lagoas, em Campo Grande, receberam na manhã deste sábado (12), cerca de 25 serviços gratuitos promovido pela Prefeitura de Campo Grande por meio da 5ª edição da Ação Agro Social.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Entre os atendimentos oferecidos estavam emissão de documentos como o RG (Registro Geral), consultas médicas, exames preventivos, vacinação, cursos, orientações jurídicas e previdenciárias, além de consultoria sobre crédito rural. Para incentivar a sustentabilidade, a ação também realizou a distribuição de mudas de árvores frutíferas e nativas.
A programação também contou com a Oficina de Alimentação Saudável e Reaproveitamento de Alimentos, promovida pelo FAC (Fundo de Apoio à Comunidade), que ensinou práticas sustentáveis e nutritivas aos participantes.

Durante a visita, a prefeita Adriane Lopes (PP), destacou o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento das áreas rurais. “Viemos para entregar. Onde foi solicitado um quilômetro de cascalhamento, fizemos dois e meio. Estamos construindo uma escola na região e vamos continuar atendendo as necessidades de quem produz e vive no campo”, afirmou.
Um dos moradores que estiveram na ação foi o Sebastião Pereira, de 62 anos, que destacou as dificuldades de acesso aos serviços públicos na região. “Fiz exames e atualizei meus documentos. Isso é raro para quem vive longe da cidade.”
Já a moradora Maria Regina Lira, de 62 anos, descobriu que está pré-diabética durante a ação. “Agora vou poder me cuidar. No campo, a gente só procura médico quando é urgente”, disse.
A Ação Agro Social já passou por outras comunidades rurais como Aguão, Conquista, Sucuri, Estrela Campo Grande e Três Corações, assistindo regularmente 25 localidades no total.

Parcerias - O mutirão contou com a participação de diversas secretarias municipais, órgãos estaduais e federais, sistema S e instituições parceiras. Entre elas estão a SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social), a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), a Sesdes (Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social), a Funsat (Fundação Social do Trabalho de Campo Grande), a Planurb (Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano), a Semu (Subsecretaria de Políticas para a Mulher) e a Sear (Secretaria Especial de Articulação Regional).
Também estiveram presentes a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), a Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), a SES (Secretaria Estadual de Saúde), o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), a Fiems (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul), o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul.
Também empresa Energisa, a cooperativa de crédito Sicredi, o Banco do Brasil, o Observatório do Cooperativismo da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), o escritório Ramos Matos Advocacia e a CoopLaf (Cooperativa Agrícola Mista).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.