Em meia hora, Refis já tem 80 contribuintes para renegociar dívidas
Refis Natalino lançado pela prefeitura começou hoje (11) e segue até o dia 5 de dezembro
No primeiro dia do “Refis Natalino” em Campo Grande já havia uma fila de contribuintes meia hora antes de começar o atendimento, na Central do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), que fica na Paço Municipal. Em 30 minutos de trabalho, 81 pessoas foram atendidas. Muitos querem aproveitar o final do ano para quitar as dívidas.
Apesar da procura logo cedo, o movimento está tranquilo no local, com o atendimento durante até 3 minutos para cada cidadão. O secretário municipal de Planejamento e Finanças, Pedo Pedrossian Neto, disse que a procura foi “considerável” para o primeiro dia e entende que este “recurso extra” terá um efeito positivo nas finanças do município.
“As pessoas querem quitar as dívidas agora, para virar o ano sem pendências. Aproveita o 13° salário para fazer estes pagamentos”, disse ele. Pedrossian citou que a última edição, feita entre agosto e setembro já teve bons resultados, com arrecadação de R$ 36,6 milhões. Agora a intenção é conseguir mais R$ 10 milhões. “Uma expectativa até conservadora”, ponderou o secretário.
Uma das novidades desta edição é que se poderá renegociar as dívidas referentes ao IPTU de 2019, que não estava à disposição na edição do meio do ano. Será uma oportunidade para regularizar a situação, já que ano que vem, em função do período eleitoral, não haverá abertura de Refis.
Contribuintes – O administrador Henrique Paes da Silva, de 57 anos, disse que vai aderir ao Refis para virar o ano sem dívidas. “Já tinha aproveitado a edição de agosto para renegociar meu IPTU de 2016 e 2017, agora vou conseguir descontos sobre a conta de 2018. Neste ano estou em dia”, adiantou ele.
Já o produtor Jovelino Resende, 31, disse que já comprou um imóvel que estava com IPTU atrasado, por isto agora está renegociando o débito. “Vou ver se consigo pagar à vista, até para conseguir um desconto maior e se livrar desta pendência”.
Com o recurso do 13° salário, a vendedora Jocilei Farias, 41, irá renegociar a dívida referente ao IPTU de 2014. “Quero resolver logo a situação, começar o ano sem problemas, para isto vou escolher a melhor opção”, destacou.
Opções – O Refis Natalino começou hoje (11) e vai seguir até o dia 5 de dezembro. As renegociações ocorrem em horário comercial, na Central do IPTU, que fica em anexo ao Paço Municipal, na Rua Arthur Jorge.
As dívidas que serão renegociadas são referentes a impostos municipais, entre eles IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), ISS (Imposto sobre Serviços), assim como ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Móveis), com descontos em juros e multas, assim como parcelamento dos valores.
Para pagamento à vista, desconto de 90% da atualização monetária, juros de mora e multa, quando houver; parcelado ou reparcelado em até 6 vezes, remissão de 75%; no caso de parcelamento em até 12 vezes, desconto de 30%.