Emperrado, corredor da Bahia tem decisão para detalhar acidentes
As 4 estações serão nas esquinas com as ruas da Paz, Antônio Maria Coelho, Garças e Paineiras
Enquanto o corredor de ônibus da Rua Bahia segue emperrado à espera de licitação para as estações de embarque, a Justiça determinou que a Prefeitura de Campo Grande forneça as informações sobre os acidentes de trânsito ocorridos na Rua Bahia e Avenida Coronel Antonino nos dois anos anteriores ao segundo semestre de 2020, antes do início da implantação do corredor do transporte coletivo.
A decisão é do juiz da 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, Ariovaldo Nantes Corrêa. O ofício será remetido ao GGIT (Gabinete de Gestão Integrada de Trânsito).
O processo contra o corredor na Bahia, que acaba com as vagas de estacionamento na esquerda, é movido por empresários e moradores. Em maio de 2021, a Justiça negou a paralisação das obras, após a administração municipal sinalizar prejuízo de R$ 120 milhões.
No processo, foi alegado risco para os passageiros no embarque e desembarque, aventando possibilidade de acidente de trânsito e que a estação do lado direito, em meio à via, só é utilizada em ruas de mão dupla, quando há canteiro central.
“Neste caso a operação deve ser realizada com o abrigo sempre posicionado na calçada, o que minimiza riscos de acidentes”, informa a ação dos comerciantes. Por sua vez, a prefeitura apontou que os corredores vão aumentar a velocidade dos ônibus de 17,5 km/h (quilômetros por hora) para 22 km/h.
Travado – No dia 18 de novembro, a prefeitura abriu licitação para contratar empresa para construção de estações nas ruas Bahia, Guia Lopes, Brilhante e Avenida Bandeirantes.
As propostas deverão ser entregues até 10 de janeiro, com valor limite de R$ 1.078.532,94 para 11 estações de embarque e desembarque.
Na Rua Bahia, primeiro trecho do corredor norte (ligação da Avenida Afonso Pena com o Terminal General Osório), as quatro estações serão nas esquinas com as ruas da Paz, Antônio Maria Coelho, das Garças e das Paineiras. Na Avenida Bandeirantes, o total é de sete estruturas.
De acordo com a prefeitura, esta é a segunda licitação para instalar estações porque a empresa vencedora do primeiro processo licitatório pediu rescisão de contrato. Com os terminais prontos, será possível colocar em funcionamento os dois corredores exclusivos para o trajeto dos ônibus que se estendem por 5,2 km.
A reportagem solicitou informações à prefeitura sobre previsão de ativar o corredor e valor investido, mas não recebeu resposta até a publicação da matéria.