ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, SÁBADO  17    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Enjauladas e roxas: ato alerta para as marcas da violência sexual na infância

Manifestação foi organizada pelos Conselhos Tutelares de Campo Grande, em alusão ao Maio Laranja

Por Kamila Alcântara e Izabela Cavalcanti | 17/05/2025 10:38
Enjauladas e roxas: ato alerta para as marcas da violência sexual na infância
Ato de conscientização em alusão ao Maio Laranja (Foto: Izabela Cavalcanti)

Os oito Conselhos Tutelares de Campo Grande se uniram, na manhã deste sábado (17), em um ato simbólico no canteiro central da Avenida Afonso Pena. A mobilização faz parte da campanha “Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes”, conhecida nacionalmente como Maio Laranja, que visa alertar a população sobre os impactos da violência sexual contra crianças e adolescentes.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Os Conselhos Tutelares de Campo Grande realizaram um ato simbólico no canteiro central da Avenida Afonso Pena, em alusão ao Maio Laranja, campanha que visa conscientizar sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes. A encenação representou as marcas das violações, com participantes "enjaulados em suas dores". Dados da Polícia Civil revelam que mais de 1 mil crianças foram estupradas em Mato Grosso do Sul em 2024, com 336 casos em Campo Grande. A mobilização, que contou com a presença de conselheiros tutelares e representantes de órgãos públicos, destaca a importância da denúncia e é parte de uma campanha nacional coordenada por diversas instituições.

Para representar as marcas deixadas pelas violações, a encenação mostrou pessoas “enjauladas em suas dores” e com hematomas aparentes. Além dos conselheiros tutelares, participaram da ação agentes da GCM (Guarda Civil Metropolitana) e representantes de outras secretarias municipais.

Conforme dados da plataforma Estatística Sigo, que reúne registros da Polícia Civil, mais de 1 mil crianças foram estupradas em Mato Grosso do Sul ao longo de 2024, sendo 336 em Campo Grande. Neste ano, até o momento, já são 331 casos no Estado, com 104 ocorrências na Capital.

“O mês de maio é voltado à campanha Maio Laranja, quando realizamos ações e palestras para conscientizar a população sobre a importância da denúncia. Hoje escolhemos como o ‘Dia D’ da mobilização, porque amanhã é o Dia Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes”, explica Anna Caroline Kalache, conselheira tutelar da Região Bandeira.

Enjauladas e roxas: ato alerta para as marcas da violência sexual na infância
Mobilização aconteceu no canteiro da Avenida Afonso Pena, na esquina com a Rua 14 de Julho (Foto: Izabela Cavalcante)

A psicoterapeuta holística Linda Lima, de 69 anos, acompanhou a mobilização e se emocionou com a apresentação. “Estamos vivendo papéis reais na vida real, só que não estamos falando, porque não temos com quem falar. Acho essa ação importante, mas ainda faltam outras iniciativas”, comentou.

A campanha é coordenada pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e envolve organizações da sociedade civil, órgãos públicos e instituições de ensino. Denúncias podem ser feitas pelo Disque 100, serviço gratuito e sigiloso que funciona 24 horas por dia.

Transição da violência – O Atlas da Violência aponta que o tipo de agressão muda conforme a faixa etária das vítimas. Bebês e crianças pequenas são, principalmente, vítimas de negligência (61,4%). Crianças em idade escolar lideram os registros de violência psicológica (54,8%) e sexual (65,2%), enquanto adolescentes são os mais atingidos pela violência física (58,2%).

A análise por sexo também mostra desigualdades: meninas e mulheres representam 65,1% das vítimas totais, com destaque nos casos de violência física (60,1%), psicológica (72,1%) e sexual (86,3%). Já os meninos concentram a maioria dos casos de negligência, com 52,3% das ocorrências.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias