Ação social leva 20 serviços gratuitos aos moradores do São Conrado
Um dos principais serviços que está sendo oferecido é a vacinação contra a gripe, com 1 mil doses disponíveis
Na manhã deste sábado (17), moradores da região do Jardim São Conrado estão tendo a oportunidade de colocar tudo em dia. Isso porque o Projeto "Uems na Comunidade" está na Escola Estadual Elia França Cardoso oferecendo cerca de 20 serviços gratuitos.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Moradores do Jardim São Conrado, em Campo Grande, tiveram acesso a diversos serviços gratuitos neste sábado (17), por meio do projeto Uems na Comunidade. A iniciativa, realizada na Escola Estadual Elias França Cardoso, ofereceu vacinação contra gripe, emissão de RG, exames, testes rápidos de DSTs, assessoria jurídica, atendimento do Detran, Procon, Águas Guariroba e Energisa, além de cadastro em programas sociais, cursos da Funtrab e atividades educativas. Serviços para animais de estimação, como vacinação antirrábica, castração e microchipagem, também foram disponibilizados. O projeto visa aproximar a universidade da comunidade, promovendo troca de experiências entre acadêmicos, professores e moradores. O governador Eduardo Riedel esteve presente e elogiou a iniciativa, destacando a importância da atuação do Estado em conjunto com a prefeitura e a comunidade. O bairro São Conrado, sexto mais populoso da capital sul-mato-grossense, com cerca de 25 mil habitantes, foi beneficiado com a ação.
Um dos principais serviços que está sendo oferecido é a vacinação contra a gripe, com 1 mil doses disponíveis. Até às 10h30, 200 pessoas já haviam se vacinado.
Alguns dos serviços são: Emissão de RG, exames simples, teste rápido de DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis), mutirão de dúvidas de serviços jurídicos, serviços do Detran, Procon, Águas Guariroba e Energisa, cadastro em programas de Assistência Social, cadastro em cursos da Funtrab, avaliação de fonoaudióloga, exposição de artesanato e sorteios.
Também têm serviços gratuitos para os pets, como vacinação antirrábica, 50 vagas para castração e microchipagem.
Durante o evento, acadêmicos e professores dos cursos de Direito, Agronomia, História, Administração Pública, Letras, Medicina, Psicologia, Geografia, Ciências Biológicas, Fonoaudiologia e Turismo irão desenvolver inúmeras atividades educativas.

Conforme explica o reitor da Uems, Laércio Alves de Carvalho, o projeto existe desde 2023, com o objetivo de aproximar a universidade da sociedade para troca de experiências.
“É uma troca de experiência em que alunos e professores apresentam todo o conhecimento que eles discutem na universidade para trazer resolução de problemas e oportunidades para a comunidade. Ao mesmo tempo a sociedade também entrega seus conhecimentos, porque tudo acontece nos bairros, esse conhecimento do dia a dia e das demandas”, disse.
O governador do Estado, Eduardo Riedel (PSDB), marcou presença no evento e destacou a importância.
“É importante estar nos bairros, onde as pessoas estão. A Uems está de parabéns pela iniciativa lá atrás, com recurso do Estado, a Prefeitura participando, temos emenda, e tudo isso faz de Mato Grosso do Sul o que nós estamos vivendo, presença nos municípios, atuando diretamente com os cidadãos”, pontuou.
Oportunidade - A vendedora Vanielle Oliveira, de 30 anos, aproveitou a oportunidade para castrar sua gata. “Eu moro no Bairro Santa Emília, fiquei sabendo e vim aqui. É muito caro pagar uma castração, que bom que vou consegui gratuitamente. Ela não é microchipada, se for gratuito vou querer também”, comemorou.
Já a dona de casa Lindinalva Aquino, de 66 anos, foi vacinar os netos. “A vacina foi bem rápida e eu procurei me informar sobre uns problemas na minha conta de luz, já tirei as minhas dúvidas. As crianças também passaram em todas as barraquinhas, é muito importante para a comunidade”, disse.
O aposentado Mário Aparecido de Farias, de 69 anos, foi renovar a CNH. “Se não tivesse esse evento, eu ia ter que ir longe para fazer isso, agendar e correr atrás. Isso aqui é muito bom para nós. Já juntei tudo e resolvi. Ainda mais no fim de semana, porque muita gente trabalha e não pode ir de segunda a sexta. Fiquei sabendo que estão vacinando aqui também, vou aproveitar para tomar a vacina”.
Bairro populoso - Dados da Planurb, a partir do Censo Demográfico de 2022, apontam que o bairro São Conrado é um dos mais populosos de Campo Grande, ficando em 6º lugar com 24.944 moradores.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.