ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, SÁBADO  19    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Entidades e poderes se unem para orientar mulheres e pôr fim ao feminicídio

Até ás 17h, deste sábado, serão oferecidos 300 serviços gratuitos, com foco nas mulheres vítimas de violência

Por Izabela Cavalcanti | 19/07/2025 12:18
Entidades e poderes se unem para orientar mulheres e pôr fim ao feminicídio
Rosas que foram entregues para as mulheres durante a ação "Todos Por Elas" (Foto: Juliano Almeida)

A segunda edição da Ação Cidadania #TodosPorElas pelo Fim do Feminicídio, está tomando conta do Parque Jacques da Luz, no Bairro Moreninhas III, neste sábado (19). A ação une os três poderes — Executivo, Legislativo e Judiciário — promovendo uma grande mobilização para orientar, acolher e oferecer apoio à sociedade, com foco nas mulheres vítimas de violência. Em Mato Grosso do Sul, somente neste ano, já são contabilizados 18 feminicídios.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A ação Cidadania #TodosPorElas pelo Fim do Feminicídio reuniu cerca de 90 instituições em Campo Grande (MS) neste sábado (19), no Parque Jacques da Luz, para oferecer serviços e apoio a mulheres vítimas de violência. Idealizada pela desembargadora Jaceguara Dantas da Silva, a iniciativa visa orientar, acolher e fortalecer a cidadania feminina, quebrando o ciclo da violência. Mais de 300 serviços gratuitos foram disponibilizados, incluindo saúde, emissão de documentos, assistência jurídica e social, cultura e lazer. Autoridades como a prefeita Adriane Lopes, a coordenadora da Casa da Mulher Brasileira, Carla Stephanini, e o deputado estadual Pedro Kemp reforçaram a importância da união entre os poderes e a sociedade no combate à violência contra a mulher. A ação busca promover a conscientização e a mudança cultural para erradicar o machismo e garantir a segurança e os direitos das mulheres.

A iniciativa reúne cerca de 90 instituições públicas e privadas, lideranças comunitárias e representantes da sociedade civil, oferecendo 300 serviços gratuitos. Todos voltados a um objetivo comum: ampliar o acesso a direitos, informações e serviços essenciais, para que cada vez mais mulheres estejam bem orientadas.

O projeto é idealizado pela desembargadora Jaceguara Dantas da Silva, coordenadora da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul). O evento é realizado pelo Sistema Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul).

“Estamos trazendo serviços essenciais para a população, para que essa mulher possa participar da cidadania, exercer a cidadania, ter acesso a serviços fundamentais que possibilitem ela a sair do ciclo de violência e ser protagonista da sua própria história”, pontuou. A expectativa é de atrair entre 5 mil e 10 mil pessoas.

Entidades e poderes se unem para orientar mulheres e pôr fim ao feminicídio
À esquerda, a prefeita Adriane Lopes; e à direita, a desembargadora Jaceguara Dantas, conversando sobre a idealização do projeto "Todos Por Elas" (Foto: Juliano Almeida)

A prefeita Adriane Lopes também esteve presente no evento e disse que é importante levar a ação para outras regiões da Capital.

“A violência contra as mulheres na nossa Capital e no nosso Estado é uma realidade. E quando junta todos os órgãos, o resultado é efetivo. Tenho certeza que esse projeto é um sucesso e vamos querer levar para todas as regiões da nossa cidade. A Prefeitura faz parte desse projeto também, nós vamos estar aqui somando e trazendo resolutividade na vida das pessoas, em especial para as mulheres de Campo grande”, destacou.

A coordenadora estadual da Casa da Mulher Brasileira, Carla Stephanini, pontuou que a campanha serve como um impulso para somar esforços.

“Essa campanha foi um impulso para que os poderes constituídos somassem com a sociedade e conseguíssemos avançar juntos no enfrentamento da violência contra a mulher. É necessária essa união de todos para que a gente possa erradicar essa violência da nossa sociedade”, ressaltou.

A titular da SEC (Secretaria Estadual da Cidadania), Viviane Luiz da Silva, esteve representando o governador Eduardo Riedel.

“Nós ampliamos nosso atendimento para crianças e adolescentes. Precisamos mostrar para as crianças que não é normal a violência contra a mulher. Essa é uma luta da sociedade dizendo basta. Só assim vamos permitir que nossas meninas sejam livres”, disse.

O deputado estadual, Pedro Kemp, também esteve representando a Assembleia Legislativa. Na sua visão, um dos principais motivos é o machismo.

"A gente sabe que a violência contra a mulher tem múltiplas causas e a principal delas é o machismo, essa cultura que ainda tem na sociedade. Por isso, é preciso o envolvimento de todos os poderes da sociedade como um todo para que a gente faça políticas públicas de proteção, garantindo o direito das mulheres, mas também que haja uma série de ações no sentido de formar novas gerações para uma nova cultura da sociedade, de respeito, de convivência fraterna, de tolerância."

Entidades e poderes se unem para orientar mulheres e pôr fim ao feminicídio
Estandes ofereceram vagas de emprego, na ação "Todos Por Elas" (Foto: Juliano Almeida)

Serviços – Estão sendo oferecidos serviços gratuitos de saúde, emissão de documentos, assistência jurídica e social, cultura, lazer e rodas de conversa.

Tem ainda vacinação contra influenza; testes rápidos de hepatite B, C, sífilis e HIV; atendimento odontológico e oftalmológico; medição de glicemia e pressão arterial; autoexame bucal; além de plantão psicológico; oficinas sobre ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) na adolescência; autoconhecimento; robótica; uso de celular para idosos, conscientização sobre violência doméstica, arboviroses e saúde única; entre outros temas. Ao longo do dia, mudas de árvores também estão sendo distribuídas.

Durante todo o período da tarde, os portões seguirão abertos, com a promessa de atender a todos. O Parque Jacques da Luz fica localizado na Rua Barreiras, s/n - Moreninha III.

Entidades e poderes se unem para orientar mulheres e pôr fim ao feminicídio
População entrando dentro do Parque Jacques da Luz para aproveitar serviços gratuitos da ação "Todos Por Elas" (Foto: Juliano Almeida)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias