Entre dificuldades de 2025, fiéis escolhem agradecer na última novena do ano
Celebrações ocorrem a cada hora no último dia do ano e concentram pedidos por saúde e paz para 2026
Nesta quarta-feira (31), último dia do ano, fiéis passaram pela igreja para participar da última novena do Perpétuo Socorro, em Campo Grande. As celebrações, realizadas de hora em hora, marcaram um momento tradicional de balanço pessoal e coletivo: agradecer pelo ano que termina e renovar pedidos para o que começa.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Fiéis lotaram a igreja Perpétuo Socorro em Campo Grande no último dia do ano para participar das novenas e fazer seus agradecimentos por 2025. Entre orações e pedidos, muitos aproveitaram para fazer uma "fezinha" na Mega da Virada, que sorteará um prêmio recorde de R$ 1 bilhão. Entre os devotos, histórias de superação marcaram as celebrações. O caminhoneiro José Ângelo, viúvo há um ano e meio, e Márcia Silva, cujo marido sobreviveu a um infarto, compartilharam suas experiências. A maioria dos fiéis priorizou pedidos de saúde e agradecimentos pelas conquistas do ano que termina.
As celebrações ocorrem ao longo de todo o dia, até às 17h, com missa às 19h. Entre orações por saúde, trabalho e proteção da família, alguns fiéis também incluem pedidos mais terrenos, como sorte e prosperidade, comuns nesta época do ano, com o "plus" de R$ 1 bilhão na Mega da Virada.
- Leia Também
- Doze anos após a cura, fiéis celebraram 1º santo com milagre comprovado em MS
- Corumbá celebra fim de ano com louvores a Iemanjá na beira do Rio Paraguai
Logo nas primeiras horas da manhã, o caminhoneiro José Ângelo Carrilho, de 50 anos, foi à igreja para agradecer por 2025, apesar das dificuldades. Viúvo há cerca de um ano e meio, ele resumiu o sentimento como o de quem segue em reconstrução.
“Apesar de uns acontecimentos, foi um ano bom. Dificuldade todo mundo tem, o importante é agradecer. Agradecer pela minha família, pelas minhas netas. Eu fiquei viúvo há quase um ano e meio já, então agora tenho que viver uma nova vida. Estamos aí pra lutar para que 2026 seja melhor que 2025 e ver se prospera mais ainda”, disse.
Quem também apareceu foi a aposentada Arlene Maciel de Lima, 69 anos, que, mesmo em um ano “não muito bom”, resolveu agradecer por todas as coisas boas e ruins que aconteceram. Ela conta que recuperou a mobilidade após quebrar o tornozelo há 1 ano e 8 meses e veio à igreja para agradecer a volta para casa da mãe. “Saúde para a minha família”, disse ela.

Na última novena do ano, o que se repete não são grandes promessas, mas um gesto simples e conhecido dos fiéis: fechar o ciclo agradecendo, para abrir outro pedindo condições melhores para seguir em frente.
Para a auxiliar de limpeza Márcia Silva, de 42 anos, a novena foi momento de gratidão por um ano difícil superado. Ela esteve na novena acompanhada de seu marido, que sofreu um infarto em abril de 2025 e ficou uma semana em coma, entubado, e depois se recuperou.
Emocionada, ela só teve um pedido para o próximo ano, que 2026 tenha muita saúde, "e que Deus continue a abençoar a nossa vida".
O aposentado Reinaldo Ferreira Lima, 64 anos, ressaltou que seu principal motivo foi agradecer a saúde e o trabalho e disse não ter pedidos específicos para 2026. “Vim agradecer pelo ano, pela saúde, pelo trabalho. Que o mundo seja um pouquinho melhor do que está nos apresentando.”
O bancário Francisco Azevedo, 55 anos, veio com a esposa e disse que agradece pelas realizações de 2025 e pede que 2026 seja próspero não só para ele, mas para quem não teve um ano tão bom. “Agradecer a saúde, agradecer a todas as muralhas que foram derrubadas em 2025 e ter certeza que 2026 vai ser um ano mais próspero para todos nós”, afirmou.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.
Confira a galeria de imagens:







