Equipe feminina recupera troféu e masculina repete vitória na Corrida do Facho
Torcida madrugou com vários casacos para ver amigos e parentes correrem mais de 1 km no aniversário da Capital
Teve gente que colocou até três casacos para enfrentar a sensação térmica de -4,9 ºC e garantir lugar na arquibancada da tradicional Corrida do Facho, que deu a largada às 6h e antecede o desfile de aniversário de Campo Grande, na Rua 13 de Maio. Eles viram a equipe feminina Adac A (Atletas de Cristo) bater recorde e recuperar o troféu que havia ficado com a Turma do Longo na corrida do ano passado. No masculino, a Adac A levou o troféu, repetindo o feito de 2023.
Quem correu não reclamou do frio, porque a temperatura mais baixa desgasta menos do que o calor intenso que costuma fazer na Capital. Já na arquibancada amigos e parentes provaram que são parceiros. Até quem nasceu em Campo Grande, mas nunca foi ao desfile, levantou às 5h para assistir a corrida. As equipes correram em torno de 1,2 km.
A assistente de Atendimento, Maria Eduarda Chaves, de 21 anos, saiu de casa por volta das 5h e chegou às 5h30 para ver a corrida pela primeira vez.
Estava muito frio e com três casacos não tava dando para segurar. Mesmo com muito frio é de se admirar o jeito que o pessoal é disciplinado. O foco deles é maravilhoso”, comentou Maria Eduarda.
Campeões - Integrante da Adac A, a farmacêutica bioquímica Danielle Lacerda, de 42 anos, ficou muito feliz com o resultado dos treinos das últimas semanas.
“A gente bateu recorde do ano passado. Esse ano, a gente se recuperou com uma diferença muito grande. A Adac corre há mais de 25 anos nesta competição e não corremos apenas nessa modalidade, nós treinamos para 21km, 5km e 10km. Nós somos velocistas de pista. A Corrida do Facho é muito importante porque é a mais importante de Campo Grande. É uma corrida muito emocionante e podemos fazer um trabalho em equipe”, disse Danielle.
Correr no frio foi até “gostoso”, nas palavras da funcionária de suporte de tecnologia da informação, Edinara Regiele, de 24 anos.
“No começo teve um vento muito forte, mas a volta em si foi muito gostosa, porque é mais fácil de controlar o fôlego. É só ir. É muito melhor correr no calor que estava”, contou Edinara, da Adac A. Agora, elas vão se preparar para Corrida do Pantanal, marcada para o dia 22 de setembro.
O professor Celso Arantes, de 48 anos, foi vencedor junto a equipe Adac A. Ele compete há 19 anos e já foi campeão 16 vezes. O corredor confirmou que o frio favorece os competidores.
“Foi uma corrida muito emocionante principalmente para mim porque eu estava um tempo parado. Há 15 anos eu fui enganado pelo médico que eu não ia correr mais e acabou que a gente fez alguns treinos e hoje a minha equipe pediu para eu correr, que eu estava inscrito como reserva e acabei entrando. Agradeço a Deus pela oportunidade e pela minha volta por me dar essa oportunidade de correr novamente e a toda a minha equipe”, disse Celso.
O diretor e presidente da Fundação Municipal de Esportes, Maicon Luiz Mommad destacou que a corrida é de alto nível, além de tradicional na cidade.
“A corrida acontece há mais de quarenta anos e a ideia é promover entre as equipes que já treinam diariamente um momento de disputa e já se tornou tradicional e bem competitiva. E a ideia é isso, é que a gente faça esse essa congregação do esporte e também uma competição de alto nível”, disse.
Tempos - Competiram 10 equipes femininas e 11 masculinas. Entre as mulheres, ficou em primeiro lugar Adac A (Atletas de Cristo), que fez a prova em 20’25”05”’. Em segundo, ficou a Turma do Longo com 22’08”08”’; em terceiro a do Corpo de Bombeiros Militar com 22’20”08”’; em quarto a Adac D com 22’54”02”’ e em quinto a Percurso Livre com 23’03”02”’.
No masculino, a Adac A fez a prova em 34'50"01"'; em segundo ficou a Perscurso Livre com 36'07"02"'; em terceiro a do Corpo de Bombeiros Militar com 36'20"03"'; em quatro a Viva Run A com 40'11"02"'; e em quinto a Colégio de Campo Grande com 40'33"01"'.
Percurso - As equipes largaram na Rua 13 de maio esquina com Afonso Pena, passaram pelas ruas Dom Aquino, 14 de Julho, 15 de Novembro, até retornar à 13 de Maio.
Confira a galeria de imagens: