ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, QUARTA  13    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Guarda da Capital é a 1ª do Centro-Oeste a aderir a novo sistema de segurança

Atualização traz localização precisa de chamada, acesso a dados criminais e integração entre central e equipes

Por Raíssa Rojas | 13/08/2025 11:49
Guarda da Capital é a 1ª do Centro-Oeste a aderir a novo sistema de segurança
Prefeita Adriane Lopes (PP), ao centro, durante cerimônia de capacitação (Foto: Raíssa Rojas)

A Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande se tornou a primeira do Centro-Oeste a adotar a versão 3.0 do Sinesp CAD (Central de Atendimento e Despachos), sistema nacional de gestão de ocorrências em segurança pública. A atualização foi acompanhada de uma capacitação para todo o efetivo, que recebeu certificados em cerimônia realizada nesta quarta-feira (12).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande tornou-se pioneira no Centro-Oeste ao implementar a versão 3.0 do Sinesp CAD, um sistema nacional de gestão de ocorrências em segurança pública. A atualização inclui recursos avançados como geolocalização de viaturas, integração com câmeras em tempo real e inteligência artificial. O novo sistema permite funcionamento offline, oferece maior estabilidade e precisão na localização de chamadas, além de acesso a bancos de dados criminais nacionais. A iniciativa faz parte de um processo de modernização da corporação, que incluiu a capacitação de todo o efetivo entre 9 e 27 de junho.

O Sinesp CAD agiliza a comunicação entre centrais de comando e equipes nas ruas, permitindo despachos mais rápidos e coordenados em casos de emergência. A nova versão traz alta escalabilidade, funcionamento mesmo sem internet, atualizações automáticas e maior estabilidade. Entre as novidades estão integração com câmeras em tempo real, geolocalização de viaturas e ocorrências, classificação de risco e precisão de até 10 metros na localização de chamadas para o telefone 153.

O sistema também incorpora inteligência artificial por meio do “Sistema Hermes”, capaz de transcrever ligações em tempo real, e integração com a telefonia para identificar automaticamente o número de quem liga, reduzindo trotes. Outra inovação é o acesso ampliado a bancos de dados criminais, permitindo checagem de mandados de prisão e identificação de veículos furtados ou roubados em qualquer parte do país.

Segundo o secretário municipal de Defesa Social, Anderson Gonzaga, a evolução tecnológica fortalece a atuação da GCM. “O Centro de Controle de Operações é o coração da guarda. O servidor bem capacitado vai atender melhor a população. A tecnologia de hoje não deixa dúvidas sobre o serviço prestado”, afirmou.

A prefeita Adriane Lopes (PP) destacou o trabalho silencioso de modernização da corporação. “O guarda com papel e caneta ficou no passado. Estamos há três anos mudando a realidade para fazer de Campo Grande referência no Brasil. Não queremos competir com outras forças, mas validar e mostrar nosso trabalho”, disse. Ela lembrou que mil guardas já foram capacitados para atuar na Patrulha Maria da Penha e que a nova sede da GCM vai integrar tecnologia e forças de segurança.

O gerente de Tecnologia e Inovação em Segurança Pública, Luciano Martins, explicou que todo o efetivo participou do curso, realizado de 9 a 27 de junho. Foram 50 horas presenciais para servidores da central de operações e 25 horas para as equipes de rua. O sistema já está em uso há 30 dias e, após Campo Grande, será implantado nas guardas municipais de Dourados, Bonito, Ponta Porã, Corumbá e Ladário.

Guarda da Capital é a 1ª do Centro-Oeste a aderir a novo sistema de segurança
Inspetor César acredita que mudança terá resultados significativos (Foto: Raíssa Rojas)

Para o guarda César Macedo, a mudança representa ganho direto na resposta às ocorrências. “Qualquer segundo importa. Com o novo sistema, passamos as informações mais rápido para as equipes, especialmente em emergências, e temos controle em tempo real sobre onde estão e com que equipamentos contam”, afirmou.

Além de Mato Grosso do Sul, o Sinesp CAD 3.0 já foi implementado em cidades como Manaus (AM), Foz do Iguaçu (PR), Guarulhos (SP), Campinas (SP) e Contagem (MG).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.