Vídeo mostra momento em que avião militar arremeteu durante voo na Capital
Aeronave participava de treinamento de guerra e é usada para transportar cargas e tropas para as missões
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Um avião militar Boeing C-17 Globemaster III, dos Estados Unidos, foi registrado realizando manobra de arremetida antes de pousar no Aeroporto Internacional de Campo Grande, no último domingo (10). A aeronave participa da Operação Tapio 2025, exercício que visa promover a integração entre forças armadas. O C-17, uma das maiores aeronaves de transporte militar do mundo, pertence à Guarda Aérea Nacional de Nova Iorque. A operação, que se estende até 16 de agosto, inclui treinamentos de resgate em combate, infiltração aérea, lançamento de paraquedistas e evacuação médica.
Câmera do tráfego aéreo registrou, no último domingo (10), avião militar dos Estados Unidos realizando manobra na tentativa de pousar no Aeroporto Internacional de Campo Grande. A aeronave Boeing C-17 Globemaster III participa da Operação Tapio 2025, que tem como objetivo estimular o trabalho conjunto entre as Forças Armadas brasileiras e outras nações.
- Leia Também
- Avião militar dos EUA deixa Campo Grande após manobra programada
- Avião militar dos EUA pousa em Campo Grande para exercício de guerra
Na gravação, que dura pouco mais de 20 minutos, é possível ver a aeronave sobrevoando a região antes de efetuar o pouso. A informação é de que o avião retornou à ALA 5 para uma aproximação visual da pista e depois arremeteu antes de finalizar o voo.
O C-17 é uma das maiores aeronaves de transporte militar do mundo e pode operar em pistas curtas. A aeronave também é usada no transporte de cargas e tropas para missões estratégicas e pertence à Guarda Aérea Nacional de Nova Iorque.
Em julho deste ano, outros dois aviões cargueiros militares dos Estados Unidos foram vistos no Aeroporto de Campo Grande. Na ocasião, a FAB (Força Aérea Brasileira) confirmou o treinamento com simulações de guerra, missões de paz e ações humanitárias.
A operação Tápio 2025 também envolve veículos militares em operações como apoio aéreo aproximado, resgate em combate, infiltração aérea, lançamento de paraquedistas, evacuação médica e reconhecimento aéreo, e vai até o dia 16 de agosto.
Características - Essa aeronave é capaz de levar tropas, equipamentos pesados e diversos tipos de carga a grandes bases operacionais ou diretamente a áreas avançadas. Além de transporte tático e lançamento aéreo, pode realizar evacuações aeromédicas, transportando macas e pacientes.
Foi desenvolvido para atender à crescente demanda por mobilidade aérea diante do aumento do tamanho e peso do poder de fogo dos EUA e das necessidades em contingências militares, missões de paz e ações humanitárias.
Mede 53 metros de comprimento, com envergadura de 51,75 metros, e é movido por quatro motores Pratt & Whitney F117-PW-100, cada um com 18.240 kg de empuxo e reversores que permitem manobras como taxiamento em ré e pousos em pistas curtas. Opera com tripulação de três pessoas e pode transportar até 77,5 toneladas de carga, incluindo um tanque M1 Abrams de 69 toneladas, veículos blindados e carga paletizada.
O piso interno é adaptável para diferentes tipos de carga e permite o lançamento de até 102 paraquedistas equipados. O peso máximo de decolagem é de 265,3 toneladas, e, com carga próxima ao limite, o alcance sem reabastecimento é de cerca de 2.400 milhas náuticas, a velocidade de cruzeiro é de 450 nós e a altitude de cruzeiro inicial é de 8.534 metros.
O desenho do avião possibilita operação em pistas de 1.064 metros de comprimento e 27,4 metros de largura, inclusive em aeródromos precários, com manobras de curva fechada e capacidade de ré. É reconhecido por alta confiabilidade, manutenção simplificada e taxas elevadas de disponibilidade em missões.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.