Incêndio atinge área abandonada e moradores reclamam da fumaça
O Corpo de Bombeiros foi acionado e o fogo próximo às identificações foi contido
Na manhã desta quinta-feira (23), incêndio atingiu uma área grande abandonada, na Avenida Cônsul Assaf Trad, esquina com a Rua Cristóvão Lechuga Luengo, próximo ao Cemitério Cruzeiro, na região do Bairro Coronel Antônio, na saída para Cuiabá, em Campo Grande.
Conforme testemunhas, o Corpo de Bombeiros foi acionado e o fogo próximo às identificações foi contido. Mas um pedaço do terreno continuava queimando, por volta do meio-dia. Comerciante, que pediu para não se identificar, acredita que o incêndio pode ter sido causado pela ação humana. “O fogo ficou na altura de 1 metro. A fumaça continua ainda”, reclamou.
O empresário Roberto Calado, de 54 anos, disse que a situação se repete ano após ano. “O problema não é isolado. Ontem, atearam fogo no terreno próximo a minha casa. No período de seca, as pessoas preferem atear fogo e não limpar os quintais e os terrenos. O problema é geral. Fazer a limpeza custa caro. A fumaça ficou bem forte aqui”, lamentou.
Atear fogo em terrenos baldios, florestas ou áreas de mata é considerado crime ambiental e a multa pode chegar até R$ 9,6 mil. As denúncias de queimada podem ser feitas à Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista) pelo número (67) 3325-2567, e Semadur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Gestão Urbana) pelo 156.
Segundo a assessoria dos Correios, o Corpo de de Bombeiros foi acionado assim que tomaram conhecimento do incidente. A empresa está providenciando a contratação para a limpeza do terreno, explicou a nota.
(*) Matéria editada às 12h32 para acréscimo de nota.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.