ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUINTA  08    CAMPO GRANDE 30º

Capital

PF vai às ruas da Capital contra grilagem de terras da União no Pantanal

Estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão em diversos endereços, incluindo condomínios luxuosos

Por Bruna Marques | 08/05/2025 06:34
PF vai às ruas da Capital contra grilagem de terras da União no Pantanal
Viatura da Polícia Federal dentro do condomínio Terraville, no Parque dos Poderes, em Campo Grande (Foto: Marcos Maluf)

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (8) uma operação contra um esquema de grilagem de terras da União na região do Pantanal. A ação tem como foco o combate à ocupação ilegal e comercialização fraudulenta de áreas públicas, especialmente em regiões de proteção ambiental.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Polícia Federal combate grilagem de terras no Pantanal. Operação deflagrada nesta quinta-feira (8) investiga esquema de ocupação ilegal e comercialização fraudulenta de áreas da União em Campo Grande. Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em endereços da capital sul-mato-grossense, incluindo condomínios de luxo como o Terraville. Grupos organizados são suspeitos de falsificar documentos para se apropriar de terras públicas, visando valorização e venda posterior. Crimes investigados incluem falsidade ideológica, grilagem, associação criminosa e possíveis danos ambientais. A ação visa proteger o Pantanal, região de grande biodiversidade, da expansão irregular.

Em Campo Grande, estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão em diversos endereços, incluindo condomínios de alto padrão. Entre os locais alvo da operação está o condomínio  de luxo Terraville, localizado no Parque dos Poderes. Também há viaturas no prédio do Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural).

PF vai às ruas da Capital contra grilagem de terras da União no Pantanal
Viaturas da PF em frente ao prédio da Agraer, no Parque dos Poderes (Foto: Direto das Ruas)

A investigação apura a atuação de grupos organizados suspeitos de falsificar documentos para se apropriar ilegalmente de terras pertencentes à União, com o objetivo de valorização e posterior venda dos terrenos. Os crimes investigados incluem falsidade ideológica, grilagem, associação criminosa e possíveis delitos contra o meio ambiente.

Até o momento, a Polícia Federal não divulgou o número total de mandados ou os nomes dos alvos. A operação tem como objetivo para coibir a expansão irregular sobre o território pantaneiro, uma das regiões mais importantes em biodiversidade do país.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias