Polícia investiga caso de pitbull arrastado por carro no Jardim Mansur
Ocorrência filmada por um leitor ocorreu por volta da 1h de ontem, na região oeste da Capital
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Um caso de possível maus-tratos contra um cachorro da raça pitbull está sendo investigado pela polícia em Campo Grande. O incidente, registrado em vídeo por volta da 1h na região do Jardim Mansur, mostra o animal sendo arrastado pelo lado de fora de um veículo, preso pela guia. Segundo o proprietário do animal, o episódio ocorreu após o cachorro fugir quando o portão foi aberto pelo vento. A delegada Gabriela Stainle, da Decat, informou que o caso está em investigação. O Código de Trânsito Brasileiro prevê infrações para o transporte inadequado de animais, podendo resultar em multa e pontos na CNH.
A cena do motorista conduzindo o carro enquanto segurava pela guia um cachorro da raça pitbull do lado de fora do veículo pode configurar crime de maus-tratos. O caso aconteceu na madrugada de ontem, na região do Jardim Mansur, em Campo Grande, e foi registrado em vídeo por leitor. As imagens mostram o animal acompanhando o veículo por algumas quadras.
“Essa situação pode configurar crime de maus-tratos, mas precisamos analisar os detalhes antes de sair afirmando. Estamos puxando a placa e vamos intimar”, disse a delegada Gabriela Stainle, titular da Decat (Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e Atendimento ao Turista).
Testemunhas relataram que, ao perceber que estava sendo filmada, uma jovem desceu do carro e passou a caminhar com o cachorro a pé. Uma leitora que acompanhou a situação contou: “Disseram que o cachorro era bravo e que não tinha espaço no carro para colocá-lo dentro. De tanto a gente falar, a menina desceu e foi levando ele a pé, até que, em um momento, o cachorro desabou no chão de tão cansado”.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, transportar animais de forma inadequada configura infração média (artigo 252, inciso II), enquanto transportar animais nas partes externas do veículo é infração grave, com multa, cinco pontos na CNH e retenção do carro (artigo 235).
O proprietário do animal alegou que o episódio não se tratou de um passeio. “O portão de elevação abriu devido ao vento e ele acabou fugindo. O bairro está cheio de gatos de rua, e ele acabou pegando um gato. Fomos atrás dele na madrugada”, afirmou em mensagens enviadas ao Campo Grande News.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.