ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, SEXTA  23    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Prefeitura institui escola gratuita para qualificar mulheres em vulnerabilidade

Serão oferecidos cursos no formato à distância ou EAD, para trazer autonomia financeira à elas

Por Jéssica Fernandes | 23/05/2025 13:19
 Prefeitura institui escola gratuita para qualificar mulheres em vulnerabilidade
Mulheres do Bairro União participam de curso profisisonalizante do Semu. (Foto: PMCG)

A Prefeitura de Campo Grande oficializou, nesta sexta-feira (23), a criação da 1ª Escap (Escola de Capacitação para Mulheres). O decreto foi publicado no Diogrande. O espaço é voltado, principalmente, para mulheres em situação de vulnerabilidade e vai oferecer cursos gratuitos em diversas áreas, com foco no desenvolvimento profissional.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Prefeitura de Campo Grande cria escola de capacitação para mulheres em situação de vulnerabilidade. A Escap (Escola de Capacitação para Mulheres) oferecerá cursos gratuitos em diversas áreas, como estética, tecnologia, gastronomia e economia criativa. As aulas serão presenciais e on-line, sem exigência de escolaridade.A iniciativa visa promover o desenvolvimento profissional, geração de renda e autonomia financeira. Além da escola, a Prefeitura inaugurou a Sala da Mulher Empreendedora, que oferece suporte e capacitações para negócios liderados por mulheres, especialmente as mais vulneráveis.

Anunciada pela prefeita Adriane Lopes (PP) em março, junto com outros projetos voltados ao público feminino, como o programa de saúde “Sorrindo para a Vida”, a escola agora sai do papel.

As aulas serão presenciais e on-line, com cursos nas áreas de estética, inovação e tecnologia, gastronomia e economia criativa. Todo o trabalho será coordenado pela Semu (Secretaria Executiva da Mulher), que ficará responsável pelas inscrições e emissão dos certificados.

 Prefeitura institui escola gratuita para qualificar mulheres em vulnerabilidade
A prefeita Adriane Lopes assinou em março o plano de ações voltadas às mulheres da Capital. (Foto: Henrique Kawaminami)

O acesso é aberto para todas as mulheres, sem exigência de escolaridade ou renda, mas a prioridade será para quem está em situação de vulnerabilidade. Além de capacitar, a proposta é garantir geração de renda e autonomia financeira.

Sala da Mulher Empreendedora - Neste mês, a Prefeitura, em parceria com o Sebrae/MS, também inaugurou a 1ª Sala da Mulher Empreendedora do Centro-Oeste, dentro da Semu.

O espaço oferece suporte técnico, capacitações e orientações para fortalecer negócios liderados por mulheres, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade, vítimas de violência, chefes de família ou empreendedoras informais.

A Semu fica na Rua 15 de Novembro, nº 1373, no Centro.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias